Home Notícias Sabesp – Sintaema se reúne com Sabesp para tratar demandas

Sabesp – Sintaema se reúne com Sabesp para tratar demandas

O Sintaema se reuniu na manhã de hoje, 19, com a CH da Sabesp para tratar de questões que precisam de esclarecimentos: Programa de Retenção do Conhecimento, Auxílio- Creche e Cartão GIF da Sodexo.

Programa de Retenção do Conhecimento

A última edição do jornal do Sintaema (883) trouxe uma matéria sobre o Programa de Retenção do Conhecimento, que, na prática, é um programa que permite aos trabalhadores que têm interesse em sair da empresa pedir a demissão e, dentro de regras estabelecidas no programa, receber verbas rescisórias e indenizações.

Na ocasião, a CH informou que as adesões para os meses de novembro e dezembro de 2020 já estão completas e esclareceu uma dúvida que havia surgido sobre a cobrança de imposto de renda da seguinte maneira: as verbas que são indenizatórias não estarão sujeitas a incidência do imposto de renda porque a empresa aplicará o entendimento da súmula 215, do Superior Tribunal de Justiça. Porém, as que são de natureza salarial, como saldo de salário, 13º, ATS e horas extras são passíveis de pagamento de IR.

Auxílio-Creche

O Sintaema publicou na ultima edição do seu jornal (883) uma matéria sobre denúncia feita por algumas trabalhadoras da categoria de que o auxílio-creche estava sendo pago de forma diferenciada para as mães que têm os filhos no Centro de Convivência Infantil-CCI, ou seja, um valor maior do que está no acordo coletivo.

A CH confirmou que realmente, por uma situação excepcional, vem pagando valores maiores às mães que têm seus filhos no CCI.

Segundo a CH, a empresa que prestava serviço ao CCI rompeu o contrato e interrompeu as atividades no dia 30 de dezembro 2017 alegando que as instalações do local onde o CCI estava funcionando não eram adequadas.

A partir disso a Sabesp passou a reembolsar para as 55 mães que utilizavam o CCI valores maiores do que os reembolsado ao restante das outras trabalhadoras que têm seus filhos em outras creches na capital e no interior.

A CH informou que isso é temporário até que se conclua a reforma no prédio para que o CCI retome suas atividades.

O Sintaema é a favor de que o CCI continue funcionando, porém sempre exigiu tratamento isonômico a todas as trabalhadoras mães, o que, em nossa opinião, não aconteceu nesse caso.

Com pagamentos diferenciados para uma parcela das mães entendemos que houve uma quebra do acordo coletivo e o Sintaema tomará as medidas cabíveis para que isso seja reparado, inclusive através da justiça se for necessário. Queremos que o auxílio-creche seja maior para todas as mães da categoria e não só para algumas!

Cartão GIF da Sodexo

Há alguns meses a empresa criou um novo benefício, um cartão com créditos em dinheiro, a título de prêmio mediante critérios que ela unilateralmente estabeleceu. O famigerado cartão veio com R$50,00 de crédito para todos os trabalhadores que tiveram direito de recebê-lo.

Porém, os companheiros que demoraram a usar os créditos foram surpreendidos pelo misterioso desaparecimento do “cinquentão”, o que gerou uma enxurrada de reclamações.

Para alívio dos que não puderam usufruir do vigoroso benefício, a CH informou que houve um erro da empresa administradora do cartão e que em breve os créditos que desapareceram serão reativados.