Essas reivindicações principais, vacina e nenhum direito a menos, foram colocadas pelo presidente do Sintaema, José Faggian, na primeira reunião virtual de negociação da campanha salarial 2021 com a Sabesp e demais sindicatos, na manhã de hoje (20).
Faggian lamentou as perdas pela covid, principalmente na categoria, e enfatizou a urgência da vacina para os trabalhadores, principalmente os que estão na linha de frente, lembrando que o Sintaema está fazendo vários movimentos nesse sentido e que em grande medida isso poderia ter sido evitado se houvesse mais ação do governo federal.
“O mais importante neste momento é a vida dos trabalhadores, por isso a urgência nas vacinas”, disse Faggian.
O Sintaema também reivindicou o reconhecimento da data-base, renovação do acordo na íntegra, garantia no emprego em 100%, reposição salarial e aumento real, já que houve aumentos no preço dos alimentos e a empresa tem condições, uma vez que a empresa teve lucro e remunerou seus acionistas.
Outro ponto frisado pelo sindicato foi a possibilidade de fazer um acordo coletivo por dois anos nos itens sociais para trazer mais tranquilidade aos trabalhadores, principalmente neste momento crítico e de insegurança devido à pandemia.
Avançar nos direitos do teletrabalho, manter e ampliar as medidas de segurança também foram pontos enfatizados pelo sindicato para garantir a vida e a saúde dos companheiros e companheiras.
A direção da Sabesp reconheceu a data-base e a ultratividade do acordo, e expôs que vem tomando todas as medidas para garantir a segurança dos trabalhadores, inclusive empenhada sobre a questão da vacinação junto ao governo estadual.
Questionada pelo sindicato sobre a realização de concurso público, tendo em vista que os trabalhadores estão sobrecarregados, a empresa disse que no momento não é possível por causa do decreto estadual que proíbe a realização devido à pandemia, mas que quando houver a liberação tem intenção de fazer concursos frente à expansão da Sabesp em outros Estados e na ampliação de serviços.
O Sintaema continuará firme na luta para que os trabalhadores sejam incluídos nas listas de prioridade da vacinação e por um acordo coletivo que contemple as expectativas dos companheiros e companheiras da Sabesp.
As próximas reuniões virtuais de negociação serão nos dias 22, 27 e 29 de abril.
Estamos juntos! Nenhum direito a menos!