Home Destaque Sabesp | Em 2025 atuamos firme contra a gestão privada e pelos...

Sabesp | Em 2025 atuamos firme contra a gestão privada e pelos direitos da categoria

O ano de 2025 marcou mais uma etapa dura — e decisiva — da resistência contra o desmonte do saneamento público no Brasil e em São Paulo.

Logo no início do ano, o Sintaema conduziu uma campanha salarial firme e de muita resistência, garantindo a manutenção de direitos no ACT, enfrentando tentativas de retirada de conquistas históricas e reafirmando em cada assembleia o espírito que guiou toda a mobilização: nenhum direito a menos.

A unidade da categoria, a pressão organizada e a capacidade de negociação foram fundamentais para assegurar avanços, impedir retrocessos e reafirmar o protagonismo da classe trabalhadora na Sabesp.

Ao longo de 2025, diante do avanço das políticas privatistas, o Sintaema manteve presença permanente nas unidades e nas mesas de negociação, defendendo os direitos da categoria e denunciando o novo modelo de gestão da Sabesp, que agora tem por centro o lucro.

Desde o 1º de Maio Unificado, quando reafirmamos publicamente que água e saneamento são direitos universais e não mercadoria, até cada assembleia, mobilização e operação realizada ao longo do ano, o Sindicato sustentou uma atuação firme contra a privatização da Sabesp e contra a mercantilização dos serviços.

Além do enfrentamento político, o Sintaema promoveu debates estratégicos e ações incisivas, como o Seminário Nacional “Quais os Rumos do Saneamento no Brasil?”, em parceria com diversas entidades, especialistas e movimentos populares, discutindo os impactos da privatização e a necessidade de uma plataforma nacional em defesa da água pública. Mas a luta não parou por aí.

Confira algumas das ações centrais que marcaram a luta deste ano:

Horas extras e operadores volantes para os trabalhadores da Escala Marshall – O Sintaema atuou firme para garantir o pagamento das horas extras atrasadas e vem lutando para que a Sabesp cumpra o acordo de ter o operador volante no horário de descanso para os trabalhadores da Escala.

Confira mais:
Sintaema cobra Sabesp sobre atrasos no pagamento das horas extras e problemas na implantação da Escala Marshall

Novo plano de carreira – Ao longo de 2025, o Sindicato sentou com a Sabesp para debater a implementação do novo plano de carreira e como este influenciaria a vida da categoria. Participou de reuniões e denunciou a necessidade de participação e transparência.

PPR 2025 – decisão histórica da categoria por divisão igualitária – No processo de negociação do Programa de Participação nos Resultados, a categoria aprovou uma proposta com divisão igualitária entre todos os trabalhadores.

Denúncia de insegurança e avanço dos roubos nas unidades da Sabesp – O Sintaema denunciou diversos casos graves de insegurança, roubos e furtos em unidades. Inclusive som ações na Justiça e junto ao Ministério Público do Trabalho e Emprego.

Operação Pente-Fino nas unidades: abandono de ETAs/ETEs – Com essa campanha, a direção do Sintaema mapeou casos de instalações insalubres e com claros riscos para a integridade física à vida dos trabalhadores e trabalhadoras. A Operação Pente-fino do Sintaema flagrou a completa deterioração de estruturas, falta de segurança, infiltrações, destruição e risco à vida em várias estações.

Confira a luta:
Operação Pente-fino do Sintaema expõe desmonte da Sabesp

Enfrentamento ao assédio, terceirização, demissões, PDVs e PDIs

O Sindicato seguiu enfrentando casos de assédio moral e sexual, com apoio jurídico e ações para garantir ambientes de trabalho seguros e livre de qualquer tipo de violência. Também combateu demissões arbitrárias e acompanhou oos programas de demissão (PDVs, PDIs e PDD) de forma a garantir que nenhum trabalhador tivesse seus direitos violados.

Ao mesmo tempo, o Sindicato denunciou como essa política de enxugamento, associada ao processo de terceirização, fragiliza a estrutura da Sabesp e sobrecarrega os trabalhadores que seguem no quadro seja pelo acúmulo de funções, seja pela implementação de metas cada vez mais austeras ao dia a dia da categoria.

Um ano de resistência, mas a luta continua

A retrospectiva de 2025 revela um ano de enfrentamento intenso, com conquistas, vitórias sociais, denúncias importantes e a reafirmação do compromisso histórico do Sintaema: defender a categoria, preservar o saneamento público e colocar o interesse do povo acima dos interesses privados.

Seguiremos vigilantes e mobilizados e de olho nos rumos que tem tomado a Sabesp privada.

Em 2026, vamos ampliar a fiscalização, fortalecer as bases na capital e no interior, defender o plano de carreira, fortalecer a luta em torno do nosso Acordo Coletivo de Trabalho, cobrar segurança nas unidades e a contratação de mais trabalhadores de forma direta, garantir direitos e seguir o combate sem trégua à privatização.