Home NÃO À PRIVATIZAÇÃO! Sintaema cobra Sabesp sobre atrasos no pagamento das horas extras e problemas...

Sintaema cobra Sabesp sobre atrasos no pagamento das horas extras e problemas na implantação da Escala Marshall

A direção do Sintaema se reuniu com a Sabesp, nesta segunda (7) porque vem recebendo, nos últimos meses, diversas denúncias do não pagamento de horas extras em unidades da Sabesp espalhadas por todo o estado.

“Pipocaram diversos relatos sobre o não pagamento das horas extras, um claro sinal da desorganização da empresa e nesta reunião cobramos uma solução imediata. Seguiremos atentos até que todos os trabalhadores e trabalhadoras recebam o que é de direito.”, destaca a direção do Sintaema.

Ainda na reunião, a empresa informou que a partir desse mês de abril o ponto eletrônico voltou a funcionar plenamente o que deve trazer solução definitiva ao problema, e afirmou que irá apurar e resolver todos os casos que estão em aberto.

Escala Marshall

O segundo ponto discutido na reunião foram os problemas que estão acontecendo na implantação da Escala Marshall.

O Sindicato identificou que em várias unidades, principalmente ETAS (Estações de Tratamento de Água) que operam com um único operador por turno, realidade em quase 100% das estações do interior e litoral, a implantação da Escala Marshall está ocorrendo sem a contratação dos operadores volantes, que vão operar as ETAS e ETES durante o intervalo do operador “titular”.

Outra denúncia é de que tem trabalhador da escala fazendo turno de 24h. “Uma completa violação do que foi firmado em negociação com a categoria e com o Sindicato, quando da mudança da escala”, referenda o Sintaema.

A direção do Sindicato destacou durante a reunião que os relatos são graves e revelam a postura de improviso e de irresponsabilidade por parte da Sabesp. “Quando a empresa decide que a escala vai funcionar sem a presença do operador volante durante os intervalos e que a ETA pode permanecer 30 minutos sem nenhum tipo de acompanhamento, deixa claro que a nova direção da Sabesp não tem ideia do tamanho do problema que isso pode gerar, e coloca tanto os trabalhadores como a população em risco”, frisou o Sintaema.

O Sindicato ainda destacou que a conduta da Sabesp é equivocada. “Se houver, por exemplo, um problema na dosagem de cloro durante esse período em que a ETA está sozinha, quem vai atuar para evitar riscos à saúde da população?. A empresa não pode brincar com um serviço essencial à vida”, lembra o Sintaema, que cobrou providências imediatas sobre a questão, e deixou claro que se o problema não for rapidamente solucionado tomará todas as medidas cabíveis e necessárias.

Multas

Multas de trânsito foi outro ponto de discussão. Nos últimos dias recebemos, também, denuncias de que foram descontadas multas de trânsito sem a devida notificação prévia ao trabalhador. Em algumas situações os valores foram descontados sem que o trabalhador sequer tivesse cometido a infração.

Além de exigir a devolução imediata dos valores descontados, o Sindicato lembra que, mesmo nos casos em que a multa realmente ocorreu, o procedimento da empresa garante o direito de defesa e recurso. “Ao ignorar esse processo, a Sabesp viola o direito dos seus próprios funcionários”, destaca o Sindicato.

O Sintaema está ao lado da categoria! “Não vamos permitir retrocessos, desrespeito ou violações de direitos. Seguiremos vigilantes e em luta até que todas essas situações sejam corrigidas e os trabalhadores e trabalhadoras tenham seus direitos garantidos e a valorização que merecem”, defende a direção.