A reportagem do Fantástico deste domingo (14) denunciou a situação de perigo que os usuários das linhas 8 Diamante e 9 Esmeralda, de trens metropolitanos, privatizadas pelo governo estadual, e ressaltou que a ViaMobilidade – empresa que explora o serviço – já recebeu, em 16 meses de operação, multas somam R$ 10 milhões.
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O Fantástico mostra que são comuns os descarrilamentos, panes, atrasos, falhas – uma rotina de transtorno para os passageiros. Para se ter uma ideia, do início de 2022 para cá foram seis descarrilamentos em menos de um ano e meio de concessão.
“O que ocorre com as linhas 8 e 9 é retrato do que a privatização oferece para a população: insegurança, caos, péssimo serviço, tarifas mais caras e . Vale destacar que a tarifa de passageiros exclusivos nesta linha é de R$ 6,010. Já a tarifa de passageiros integrados está em R$ 3,005. Considerando o valor atual da tarifa pública (R$ 4,40), que é aquela que a gente paga para acessar o sistema, a ViaQuatro recebe R$ 1,61 acima”, alertou a direção do Sintaema.
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A reportagem também denuncia que a ViaMobilidade reduziu de 6 meses o tempo de treinamento de uma maquinista para dois e que as pessoas contratadas nada entendem do trabalho de transporte sobre trilhos.
Investigação do Ministério Público
Após tantos acidentes e danos para a população, em março de 2022, o Ministério Público questionou o governo estadual pelas falhas constantes e acidentes envolvendo os trens e a operação da ViaMobilidade. O MP instaurou um PPIC (Procedimento Preparatório de Inquérito Civil).
Em janeiro deste ano, o MP pediu na Justiça o fim da concessão das linhas 8 Diamante e 9 Esmeralda se o governo paulista não rescindir o contrato com a ViaMobilidade. “Não há mais acordo”, afirmou o promotor Sílvio Antonio Marques, titular da Promotoria de Justiça do Patrimônio Público, responsável por uma das duas investigações abertas contra a empresa.
Sintaema contra a privatização!
Tal como a luta em defesa da Sabesp, a direção do Sintaema marcha junto com os metroviários e metroviárias para reverter as privatizações das linhas 8 e 9 e barrar o projeto de desmonte que o governo estadual está construindo contra a CPTM e o Metrô de São Paulo.
Juntos na luta contra a privatização!