Home Destaque Privatização da Sabesp é debatida em audiência na Câmara Municipal de Guarulhos

Privatização da Sabesp é debatida em audiência na Câmara Municipal de Guarulhos

As experiências de privatização em setores essenciais foram alvo do Sintaema durante audiência pública na Câmara Municipal de Guarulhos. A atividade foi realizada na sexta-feira (10) com o objetivo de debater os impactos de uma privatização da Sabesp. A audiência pública foi convocada pelo vereador Edmilson Souza (PSOL), presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, a pedido do Sintaema.

“A empresa privada não vai investir no saneamento, no tratamento de esgoto como faz a empresa pública”, afirmou a direção do Sintaema. O sindicato citou o investimento da Sabesp em Guarulhos através da instalação de novas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) e de tratamento de água (ETA) nos últimos anos.

O Sintaema também fez uma comparação entre o serviço prestado pela Sabesp com o do Rio de Janeiro. “A Sabesp faz gratuitamente uma série de serviços simples enquanto no Rio tudo é cobrado. Por exemplo, uma ligação de esgoto no RJ está em torno de 400 reais. A Sabesp não cobra nada”.

O Sintaema ainda destacou o caos no fornecimento de energia após a chuva com fortes rajadas de vento que atingiram São Paulo. A Enel, uma das concessionárias responsável pela prestação desse serviço, desligou o atendimento e deixou milhões de pessoas às escuras por mais de uma semana. “Essa situação leva a refletir que seria uma tragédia uma empresa privada tratando do saneamento aqui em São Paulo”, ressaltou o Sintaema.

O deputado Luiz Cláudio Marcolino (PT) afirmou que agora é o momento de cobrar dos deputados da região uma postura sobre a venda de um bem público como a Sabesp. “Somos 94 deputados na Alesp, precisamos de maioria para impedir a privatização da Sabesp. Os deputados precisam dizer à população qual a opinião sobre a privatização”, disse Marcolino.

O deputado Xerife do Consumidor, que é da região, pertence ao mesmo partido do governador Tarcísio de Freitas. Tem também o deputado Márcio Nakashima (PDT), que no dia 19 de outubro realizou uma plenária em defesa da Sabesp pública.

Leia também | Sintaema participa de plenária em Guarulhos contra privatização da Sabesp

O vereador Edmilson levará as informações colhidas no dia da audiência para a próxima reunião da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, prevista para ser realizada na quarta-feira (15). “Estamos colocando nosso mandato à disposição da luta contra a privatização. No dia 16 estaremos na Alesp participando para fazer esse enfrentamento”, completou o vereador.

Estão marcados para o dia 16 na Alesp um ato público, às 12h30, contra as privatizações e às 14h será realizada a audiência pública com a presença da secretária de Estado Natália Resende.

Leia também | Não à privatização da Sabesp: Dia 16 de novembro tem ato público e audiência na Alesp

Participaram da audiência pública cerca de 120 pessoas, entre eles os vereadores Rafael Acosta (DC), Geleia Protetor (PSDB), a co-deputada Sirlene Maciel, da bancada feminista da Alesp (PSOL), Ronaldo Coppa, representante dos trabalhadores no conselho da Sabesp, Amauri Pollachi (ONDAS), Moisés Ribeiro (MTST) e Alencar Santana, deputado federal ( PT).

Josinaldo Cabeça, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos, Wanderlei Ramazzini , presidente do Sindicato dos Bancários de Guarulhos; Omar Martiniano e Laércio Barbosa, representante do Comitê de Guarulhos contra a privatização da Sabesp – CPTM e Metrô, também participaram da audiência.