Com um grande ato político realizado na noite desta segunda (30), na sede do Sintaema, tomou posse a nova direção que conduzirá as lutas do Sindicato para a gestão 2023/2027. A atividade reuniu mais de 100 lideranças sociais e sindicais de São Paulo que prestigiaram a posse da direção do Sindicato, que representa a categoria da terceira maior empresa de saneamento do mundo.
Além dos trabalhadores e trabalhadoras da base e dos delegados sindicais, a solenidade contou com a presença dos vereadores Manoel Del Rio (PT/SP), Luana Alves (PSOL/SP) e Leandrinho Dantas (PRTB de Barueri/SP); da deputada estadual Mônica Seixas (PSOL/SP); do secretário-geral da CTB Nacional, Ronaldo Leite; do ex-presidente do Sintaema, Nivaldo Santana; Eduardo Annunciato “Chicão”, presidente do Sindicato dos Eletricitários e da Fenatema; entre outras personalidades.
Ao reconhecer o papel do Sintaema para a luta dos trabalhadores e trabalhadoras do saneamento e meio ambiente de São Paulo e pela defesa dos direitos da classe trabalhadora em geral, as personalidades que participaram da mesa foram unânimes: “O Sintaema é uma entidade forte e de muita luta, que imprimiu sua digital na construção do movimento sindical brasileiro e que, em 48 anos, deu sua contribuição para garantir direitos trabalhistas e sociais para todas as categorias que representa. Não restam dúvidas de que o Sintaema fez muito por São Paulo e pelo Brasil e com esta direção não será diferente”.
Unidade e muita luta!
Ao fazer a fala final, o presidente reeleito José Faggian fez um breve balanço da luta do Sindicato na última gestão e sinalizou os passos que nortearão a luta no próximo período. “É impossível falar do mandato passado sem lembrar com lamento a pandemia e o que ela significou para todos nós. Foram quatro anos de perdas, de ataques contra os direitos e à ciência, de desmonte do Estado Nacional. E mesmo diante de tudo isso, essa direção conseguiu fazer o enfrentamento, garantir bons acordos coletivos, preservar direitos e avançar em muitos deles. Ou seja, a direção que se encerra alcançou muitas vitórias”, avaliou Faggian.
Ele também falou sobre o significado de eleger Lula presidente e destacou o papel do Sintaema nesta batalha aqui em São Paulo. “Foi uma disputa árdua, mas saímos vitoriosos. Um passo muito importante que significará a retomada da pauta do meio ambiente e mais espaço para disputar a pauta do saneamento”. Sobre São Paulo, ele destacou: “Caímos da frigideira direto para fogo e a mobilização e resistência serão fundamentais para fazer o enfrentamento ao governo privatista de Tarcísio de Freitas”.
Ainda durante a sua fala, ele lembrou que também será luta do Sintaema a retomada da política de valorização do salário mínimo, o fim das privatizações, a retomada do crescimento econômico, a retomada do financiamento sindical, a valorização do SUS, garantir que o BNDES seja utilizado a favor de projetos que atuem pela população e pela classe trabalhadora, a defesa da Ciência e da Tecnologia, a reconstrução dos direitos sociais e trabalhistas vilipendiados por Michel Temer e Jair Bolsonaro.
E completou: “O Sintaema nunca perdeu de vista a luta da classe trabalhadora e da nossa categoria [Saneamento e Meio Ambiente]. Teremos quatro anos de muita resistência no Brasil e em São Paulo. Em nosso estado o cenário é desafiador, serão muitos embates pela frente, e um fundamental será o e barrar a privatização do saneamento e de outros serviços do estado. Mas a diretoria que hoje toma posse irá se unir com o compromisso de redobrar a luta em defesa da categoria e dos nossos direitos e de atuar, de forma incansável, contra o projeto de destruição de Tarcísio de Freitas. Vamos juntos!”.
Confira mais momentos da solenidade de posse: