Home NÃO À PRIVATIZAÇÃO! PL 4162/19 – Água é vida, não pode ser privatizada

PL 4162/19 – Água é vida, não pode ser privatizada

Cresce o movimento das entidades que lutam contra a privatização do setor de saneamento por meio do PL 4162/19, atualmente na pauta do Senado e que pode ser votado a qualquer momento.

Já é de conhecimento de todos que privatizar um serviço tão essencial à saúde e ao desenvolvimento social pode trazer ainda mais exclusão ao acesso das pessoas em situação de pobreza.

Isto porque a experiência mostrou que privatizar o saneamento significa aumento de tarifas, e isto não significa melhorias no serviço ofertado, haja vista diversos países que voltaram atrás na privatização e tornaram públicos novamente os serviços de água e esgoto.

Neste momento em que vivemos uma pandemia, água e saneamento, que já são fundamentais à saúde e à sobrevivência humanas ficam ainda mais evidentes em sua função social.

Frente a isso, 70 entidades assinaram um manifesto expondo os motivos pelas quais são veementemente contra qualquer tentativa de privatização dos serviços de saneamento básico. O Sintaema, defensor histórico do acesso universal da água e dos serviços de saneamento também assina o manifesto.

Todas as entidades envolvidas já se organizam de forma online para traçar ações no combate ao projeto privatista, inclusive para pressionar o Senado.

Mais uma vez publicamos aqui o manifesto para que todos saibam e acompanhem esta luta que agora segue no Senado.

Água é vida, é saúde pública! Diga não à privatização do saneamento!

MANIFESTO CONTRA A PRIVATIZAÇÃO