Em reunião nesta quarta (23), a direção do Sintaema se reuniu com o CH da Sabesp para cobrar celeridade para a emissão do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP). Na oportunidade, o Sindicato também reiterou a cobrança de fiscalização das empresas contratadas pela Sabesp.
“Recebemos diversos relatos da categoria de que quando entram com pedido de aposentadoria há um enorme atraso para o recebimento do PPP. Há casos de espera de mais de nove meses. Um processo que era pra ser simples, não é, e prejudica a categoria que busca seus direitos”, afirmou a direção do Sintaema.
Insegurança e precarização das contratadas
Também, durante a reunião, o Sindicato exigiu uma providência da Sabesp para os sucessivos acidentes que ocorrem e que colocam em risco a segurança da categoria.
“Neste último final de semana recebemos a denúncia de um acidente na ETA Carolina, na cidade de Ubatuba (SP), que acabou ferindo um trabalhador terceirizado que foi acionado para solucionar o problema em um local de confinamento”, relatou um dos diretores do Sindicato durante reunião com o CH da Sabesp.
A direção cobrou da empresa mais fiscalização das empresas contratadas, a realização de treinamento e reciclagem para os trabalhadores que precisam atuar com trabalhos em confinamento. O Sintaema ainda lembrou que “a grande maioria dos problemas que a Sabesp enfrenta tem em comum a falta de mão de obra. Por isso, é urgente a realização de novos concursos para a reposição do quadro funcional da empresa”, reiterou.
O Sintaema seguirá na luta pela garantia de segurança e dos direitos da categoria e pela realização de mais concursos.