Nesta terça-feira (5), a quadra do Sindicato dos Bancários ficou lotada de bandeiras, entidades sindicais, sociais manifestando apoio à luta contra a privatização da Sabesp, Metrô e CPTM. Foi o ato de lançamento do plebiscito contra a privatização dos serviços essenciais que, durante um mês, vai dialogar com a população e alertar para os prejuízos do projeto privatista do governador Tarcísio de Freitas.
Na fala durante o ato, o presidente do Sintaema, José Faggian, alertou que o projeto de privatização de Tarcísio de Freitas é voltado pra quem ajudou o governador durante a campanha. “Esse projeto não é do interesse da população e nem dos trabalhadores. A Sabesp é uma empresa lucrativa, que tem um papel social fundamental para o povo sendo um patrimônio de São Paulo”, completou Faggian.
Ele destacou a tarifa social e o subsídio cruzado, políticas aplicadas pela Sabesp que atendem comunidades vulneráveis e municípios que não lucram com o saneamento. Apenas na cidade de São Paulo, a tarifa social atende mais de 4.600 famílias. “O subsídio cruzado permite que 310 dos 375 municípios paulistas atendidos pela Sabesp acessem a universalização dos serviços de saneamento”, informou o presidente do Sintaema.
“A mais prejudicada com a privatização é a população que usa os serviços essenciais. Quem usa transporte público, quem usa a saúde e a educação? É a classe trabalhadora. São os trabalhadores (as) que precisam de um serviço de saneamento de excelência e com uma tarifa adequada. Que precisam de transporte público digno e de acesso à saúde e educação. Precisamos sair daqui dizendo para o povo de São Paulo que a privatização não é só um problema da classe trabalhadora, mas de todos. Esse é o nosso papel”, concluiu Faggian.
O plebiscito será realizado de 5 de setembro até 4 de outubro. O objetivo é dialogar com a população apresentando os prejuízos da venda da Sabesp. “Vamos pressionar o governador Tarcísio de Freitas a voltar atrás no projeto de privatização da Sabesp, Metrô e CPTM”, emendou Faggian.
As urnas estarão distribuídas em estações de trem, metrô e lugares públicos nos bairros e centro da capital paulista.
Quer participar da Luta contra a privatização da Sabesp, Metrô e CPTM mande mensagem para whatsApp (11) 98933 – 8162
Foto no destaque: Frame do vídeo de Rogério Diniz
Confira quem esteve presente no ato