Após intensa luta da população de Jaguariúna, o prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis (MDB), anunciou o encerramento do processo de privatização do sistema de saneamento básico municipal.
A decisão vem logo após a promotora Flavia Zulian recomendou que a Prefeitura de Jaguariúna suspendesse o processo de concessão do sistema de saneamento até que o MP- recebesse e analisasse os documentos necessários para o inquérito.
Esses documentos incluem a comprovação de que o Plano Municipal de Saneamento Básico foi revisado, um estudo que demonstre a viabilidade técnica e econômica do serviço de saneamento para toda a cidade, e a realização de audiência e consulta públicas sobre o edital de licitação e o contrato.
“Um vitória do povo de Jaguariúna. Vimos o que a privatização fez na cidade de Itu, caos, falta d’água, tarifas abusivas e precarização do serviço. A luta contra a privatização nada mais é do que lutar pela garantia de uma direito fundamental e pelo entendimento de água não é mercadoria”, destacou a direção do Sintaema.
Água é vida, não é mercadoria!