Nos dias 25 e 26 de fevereiro o Departamento de Meio Ambiente do Sintaema participou do “Seminário Regional de Saneamento e Energia” da região sul, em Curitiba-PR.
Esse seminário faz parte de uma série de cinco eventos que foram idealizados e estão sendo realizados pela CNTI – Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria, e tem por objetivo fazer um diagnóstico da real situação dos setores de saneamento e energia nas cinco principais regiões do país. O primeiro desses cinco aconteceu em novembro de 2015, em São Paulo e tratou da região Sudeste, ainda serão realizados os das regiões Norte, Nordeste e Centro oeste.
Na ocasião estavam representados os principais sindicatos de saneamento e eletricidade da região sul, e também de estados de outras regiões como São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal, além de outras categorias, já que o tema é importante para toda a população brasileira.
Os principais debates giraram em torno da dificuldade das empresas públicas de energia e saneamento manterem-se públicas, o sucateamento das estatais, a dificuldade de investimento e o alto grau de terceirizações. Na mesma linha os participantes manifestaram grande preocupação com o PLS 555 que, se aprovado, transforma de uma só vez todas as empresas estatais do país em empresas de sociedade anônima obrigando-as a abrirem seus capitais e colocando no mínimo 25% de suas ações na bolsa de valores, além de modificar seus modelos de gestão dando grande poder de decisão aos acionistas privados.
Foi lembrado também o PLS 131, de autoria do senador José Serra (PSDB). Este PLS tira a obrigatoriedade da Petrobras ser a única operadora do Pré-Sal, o que, em outras palavras significa que os royalties que seriam destinados para a educação e saúde das nossas futuras gerações serão entregues ao capital privado para deixar ainda mais ricos os já ricos barões internacionais do petróleo.
Por fim, o evento gerou um documento que será reunido com os outros quatro advindos dos seminários das outras quatro regiões e que ao final será entregue ao Ministro do Meio Ambiente.