Home Notícias 5 de junho – Dia Mundial do Meio Ambiente

5 de junho – Dia Mundial do Meio Ambiente

O Brasil pede socorro!

Além da pandemia do coronavírus que tornou nosso país o segundo mais atingido pela doença, o Brasil sofre com as políticas devastadoras sobre o meio ambiente promovidas pelo governo Bolsonaro por meio do ministro Ricardo Salles.

Todas as medidas vão contra tudo o que sempre se defendeu e tentou preservar no meio ambiente, políticas que desfavorecem a proteção à natureza, os índios, que anistiam multas, que fragilizam a fiscalização e facilitam invasões.

A impressão que temos é que este ministério está a serviço de grupos com interesses que nem de longe são os de proteger e preservar o meio ambiente, ao contrário, a fala do ministro em que diz deixar “passar a boiada” já mostra que a intenção é derrubar todas as importantes conquistas de proteção do meio ambiente.

Desde o início do governo as ações da pasta de meio ambiente foram polêmicas e ganharam as manchetes dos principais jornais pela contradição na proteção do setor.

Entre as barbaridades, podemos citar algumas delas, dentre tantas durante este governo: permitir a venda de terras indígenas sem homologação, a exoneração de chefes e do diretor do Ibama que atuavam contra garimpos ilegais, regulamentação da pesca esportiva em mais de 180 unidades de conservação no país, extinção do Projeto Tamar na Bahia, Sergipe e Rio Grande do Norte e autorização para mineração em terra indígena.

Frente a tantos estragos e ameaças, fica ainda mais notória a necessidade de se lutar e combater essas políticas devastadoras.

 

No dia mundial do Meio Ambiente, o Sintaema, como representante dos trabalhadores do Meio Ambiente, parabeniza a todos os companheiros e companheiras da CETESB e da Fundação Florestal pela excelente atuação na preservação do Meio Ambiente no Estado de São Paulo.

Para vocês, e para todos aqueles que lutam pelo Meio Ambiente, nossos agradecimentos! Parabéns!