Bancada do PT declarou total apoio em defesa da Sabesp pública
Cresce a cada dia a adesão de vereadores e deputados à luta contra a privatização da nossa Sabesp, a empresa do povo, a maior da América Latina e uma das maiores do mundo!
Estão todos contra o desmonte do setor de saneamento, que é de vital importância para a população e, portanto não pode ser entregue à iniciativa privada. Câmaras municipais de diversos municípios têm assinado a Moção de Repúdio contra a privatização da Sabesp, como Pindamonhangaba, no último dia 18, e Tupã ontem (19).
Para fortalecer a luta, o Sintaema e a APU, do Fórum das Entidades, estiveram com os deputados da bancada do PT para reunião sobre o assunto na Assembleia Legislativa de São Paulo – Alesp.
Durante a reunião as entidades expuseram as mazelas que a privatização da água pode vir a causar, como aumento de tarifas, o fim do subsídio cruzado, que é uma importante ferramenta social ao favorecer populações de municípios deficitários, e mão de obra subvalorizada, entre outras.
A reunião, bastante esclarecedora, contou com a presença das deputadas Márcia Lia e Professora Bebel, e dos deputados Barba, Luiz Fernando Teixeira Ferreira e Dr. Jorge do Carmo (presidente da Comissão de Infraestrutura) e houve consenso da importância da Sabesp pública.
Os parlamentares presentes a reunião destacaram que é muito importante o processo de mobilização da sociedade e de conscientização quanto à função social da Sabesp.
Foi lembrado pelos presentes que já há muitos anos os trabalhadores da Sabesp lutam contra a privatização da empresa que se transformou na única forma de construção de políticas públicas para o Estado de São Paulo, uma vez que o atual gestão vem sistematicamente privatizando empresas públicas e serviços.
Outro ponto importante destacado pelos participantes foram os índices de atendimento da Companhia que hoje atende 375 municípios, sendo que deste total já temos 300 municípios considerados universalizados os serviços. Também foi ressaltado que a Sabesp, além de ser reconhecida uma das empresas mais importantes para o Estado de São Paulo também possui um dos mais qualificados quadros técnicos.
Frente a todo o exposto pelo Sintaema e a APU, prontamente a bancada se colocou à disposição e comprometeu-se a apoiar a luta empenhada pelas entidades contra a privatização da Sabesp, tendo como bandeira a Sabesp como um bem público, da sociedade paulista, e atuação junto a todos os segmentos da sociedade.
O deputado Dr. Jorge do Carmo, como presidente da Comissão de Infraestrutura, entrará em contato com os representantes da Sabesp para dar início a uma ampla campanha de mobilização entre os parlamentares e a sociedade, tendo como lema “A Sabesp é nossa, é da população paulista”.
Portanto, agora contamos também com o importante apoio desses parlamentares para defender o saneamento público de qualidade.
A jornada de lutas contra a privatização luta segue intensa, estamos juntos!