Home Notícias 5 de junho – Dia Mundial do Meio Ambiente

5 de junho – Dia Mundial do Meio Ambiente

“Reimagine. Recrie. Restaure”

Amanhã, 5 de junho, é o Dia Mundial do Meio Ambiente. Instituído em 1974 pelas Nações Unidas, o Dia Mundial do Meio Ambiente – 5 de junho – é uma data que tomou proporções pelo planeta com o intuito de conscientizar a todos sobre a importância da preservação da natureza e focar em ações para combater todo tipo de agressão ao meio ambiente, como desmatamentos, poluição marinha e atmosférica, aquecimento global e constantes ameaças à fauna e a flora.

O tema da data este ano é a “Restauração de Ecossistemas”, e a campanha lançada no Paquistão, país anfitrião da comemoração neste ano é “Reimagine. Recrie. Restaure”, em um momento crítico no qual vivemos devido à pandemia causada pela Covid-19. De acordo com o site Notícia Sustentável, ao reduzir os habitats naturais, o homem cria as condições certas para patógenos se espalharem, como o coronavírus.

Portanto, quanto mais o homem agredir a natureza mais ele estará sujeito a esses problemas, além da destruição ambiental em si.

Passando a boiada

No Brasil, infelizmente, não há muito que se comemorar, haja vista que o próprio presidente do país defende que os recursos naturais da Amazônia, inclusive das reservas indígenas, sejam explorados.

E para piorar, a pessoa responsável pela pasta do Meio Ambiente, Ricardo Salles, é justamente um ministro que está sendo investigado, entre outros, por um suposto esquema que facilita a exportação ilegal de madeira. Servidores do Ibama e do Ministério do Meio Ambiente também estão sendo investigados.

De acordo com informações do INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, somente em dezembro de 2020 foram desmatados 216 quilômetros quadrados da floresta amazônica. Sem dúvida, uma gestão do Meio Ambiente no mínimo desastrosa a deste governo.

Trabalhadores do Meio Ambiente estão de parabéns

O Sintaema, como defensor dos trabalhadores do Meio Ambiente, continuará lutando pela preservação ambiental de nossas matas e biomas, e contra toda a forma de agressão à natureza e a toda nossa biodiversidade.

Parabenizamos a todos os companheiros e companheiras da categoria pelo digníssimo trabalho de preservar e defender nosso meio ambiente.

E não percam a live “Meio Ambiente e Conjuntura Política – Com Aldo Arantes
Dia 8 de junho, às 18h, pelo facebook do Sintaema

Todos juntos na luta em defesa do Meio Ambiente e seus trabalhadores!