Home Destaque CETESB anuncia PDI; Sintaema avalia proposta e cobra novos concursos

CETESB anuncia PDI; Sintaema avalia proposta e cobra novos concursos

Na última semana, a CETESB anunciou a implantação de um PDI (Plano de Demissão Incentivada) que visa atingir cerca de 100 trabalhadoras e trabalhadores.

A direção do Sintaema destaca que, embora esse PDI seja um anseio de várias trabalhadoras e trabalhadores, ele foi elaborado e implantado de forma unilateral sem consultar o Sindicato e outras representações.

“Esse PDI foi feito a toque de caixa, sem planejamento e sem ser acompanhado por uma proposta de concurso para preenchimento das vagas que serão abertas com essas demissões. Já verificamos que várias áreas da CETESB vão ficar esvaziadas e, consequentemente, com suas atividades extremamente prejudicadas”, alerta o Sindicato.

O Sintaema reitera que “essa é a maneira do governador forasteiro Tarcísio agir. Ou seja, Estado Mínimo com sérias consequências para o estado e o desmonte de um órgão fundamental para a população de São Paulo, principalmente nesse momento de grava crise climática.

A direção do Sindicato reforça que “esse PDI escamoteia diversas questões que são de extrema importância para uma empresa do porte da CETESB. Sob o discurso falacioso da eficiência, esse PDI tem como propósito reduzir o quadro de trabalhadores. Mas, que eficiência é essa?”, questionou a direção do Sintaema.

“No momento em que lutamos pelo fortalecimento dos serviços públicos e enfrentamos uma crise climática de proporções muito sérias, o que oferta o governador privatista? A redução do quadro de funcionários sem indicar a realização de mais concursos ou proposta que melhorem a qualidade de vida dos trabalhadores da empresa. Não nos enganemos, a receita é simples: enxuga, desmonta e privatiza”, alertou a direção do Sindicato.

A direção do Sintaema fará parte do grupo de trabalho que acompanhará o PDI, dessa forma iremos garantir que não haverá favorecimentos nem injustiças, lembrando que quem efetuará as demissões será a direção da CETESB. O Sindicato somente acompanhará para que não haja nenhum prejuízo para as trabalhadoras e trabalhadores que aderirem ao plano.

Por último, o Sintaema informa que – após consulta ao seu Jurídico – uma das cláusulas descritas no PDI que versa sobre o trabalhador que tiver qualquer ação contra a empresa não poderá aderir ao plano.

“Essa cláusula é inconstitucional e a CETESB não pode prejudicar qualquer pessoa que tenha entrado na Justiça contra ela. Sendo assim qualquer trabalhadora e trabalhador que quiser aderir ao PDI pode se inscrever e caso seja impedido de participar, se for sindicalizado, procure o Sintaema. Juntos, acionaremos nosso Jurídico contra a empresa”, avisa a direção.

Sintaema, juntos na luta!