Home Destaque fixo Ato unificado na Bolsa de Valores | Privatizações vão trazer caos para...

Ato unificado na Bolsa de Valores | Privatizações vão trazer caos para São Paulo

Sintaema, Metroviários, Ferroviários, Apeoesp e movimentos sociais participaram nesta quarta-feira (28) de um protesto em frente a Bolsa de Valores, no centro histórico de São Paulo. Sob chuva, os manifestantes denunciaram o caos que o leilão da Linha 7 Rubi da CPTM trará para a população.

Previsto para acontecer nesta quinta-feira (29), o leilão da linha Rubi faz parte do projeto privatista que o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) tenta implementar no Estado de São Paulo.

A manifestação foi acompanhada de perto por viaturas da GCM e da Polícia Militar. Os participantes não se deixaram intimidar e denunciaram o fracasso da privatização das linhas 8 e 9 da CPTM, privatizadas em 2022. As consequências para a população foram descarrilamentos, atrasos e muitas falhas. Nesse período também houve registro de colisão.

“Esse ato é pra defender o direito do povo de São Paulo de ter um transporte público de qualidade. De ter um saneamento de qualidade. Infelizmente, o governador de São Paulo implementa em São Paulo um projeto de estado mínimo e entrega as riquezas e os ativos do Estado para que meia dúzia se beneficie do patrimônio público para gerar lucro para poucos”, afirmou José Faggian, presidente do Sintaema.

Na opinião de Faggian, a concretização dos leilões vai levar a um serviço de transporte pior e tarifas altas. “É o que o povo de São Paulo já enfrenta com a Via Mobilidade e o péssimo atendimento que presta à população”, completou a direção do Sintaema.

Na opinião do presidente do sindicato dos Ferroviários, Eluiz, o governador do Estado, Tarcísio de Freitas, está colocando a população em risco. “Os leilões significam que os problemas vão aumentar. São acidentes, descarrilamentos que não é normal acontecer”.

De acordo com o presidente da CTB São Paulo, Rene Vicente, o projeto de Tarcísio é entregar o patrimônio público à iniciativa privada. “Tudo o que entra aqui na Bovespa só tem um objetivo é o lucro acima da vida. O lucro acima dos interesses da população. É a especulação financeira de um bem essencial para o povo que é o direito a um transporte público de qualidade”, completou Rene.

A presidenta do sindicato dos metroviários, Camila Lisboa, denunciou que o governador Tarcísio não tem compromisso com o povo. “O compromisso do governador não é com a qualidade e a segurança da população. O compromisso dele é com os bilionários dos grupos econômicos que vão abocanhar esse serviço público”, criticou.