Ato – Consciência Negra 2021

Publicado em 22/11/2021 15:25

Tamanho da fonte:

Todos juntos contra o racismo e o governo genocida!

Para protestar contra todo tipo de racismo e opressão, o Sintaema esteve presente na manifestação promovida pela CTB em conjunto com movimentos sociais no dia 20 de novembro – Dia da Consciência Negra, no centro histórico de São Paulo onde está a estátua de Zumbi dos Palmares que foi lavada em ato simbólico.

“Em Salvador, já faz 13 anos que lavamos a estátua de Zumbi dos Palmares no dia 20 de Novembro. Em São Paulo, sob os signos da contemplação da obra inaugurada por Maurício Pestana, proclamamos a nossa história de luta por liberdade, igualdade e fraternidade”, declarou o presidente da CTB nacional, Adilson Araújo, no site da Central.

“O Sintaema está aqui contra o racismo, e daqui a pouco vamos para a Paulista para continuar esta luta contra o racismo e contra o governo Bolsonaro. Vamos fazer uma grande reflexão para debater com bastante seriedade a escravidão, esse lamentável quadro da nossa historia”, declarou o presidente do Sintaema, José Faggian.

Em defesa da vida e contra o governo genocida

Na parte da tarde a CTB e todos os manifestantes caminharam até a Avenida Paulista onde milhares se reuniram em frente ao MASP com as demais centrais sindicais para levantar diversas bandeiras além da luta contra o racismo. O “Fora Bolsonaro” foi gritado em alto e bom som por todos, bem como direito à moradia, comida, emprego e respeito pela vida, pautas amplamente reivindicadas no ato.

O Sintaema, como não poderia deixar de ser, também protestou contra o governo genocida e destruidor de direitos e do meio ambiente, e continuou manifestando sua árdua luta contra a privatização do saneamento e a defesa pela água como um bem público tendo em vista a ameaça que mais uma vez ronda o setor.

Foi um grande dia de mobilização pelo respeito às vidas negras e contra todo esse desmonte de direitos, de agressão ao meio ambiente, aos indígenas, aos trabalhadores, ao povo em geral que não tem emprego e sequer expectativas enquanto permanecer esse governo.

Por isso luta não pode cessar, vamos continuar unidos para cessar essa onda retrógrada que invadiu nosso Brasil.
Vale ressaltar as diversas manifestações artísticas e culturais que completaram o ato com muita força e expressão.

Estamos juntos! Zumbi dos Palmares, presente!

Compartilhe agora com seus amigos
TwitterFacebookWhatsApp

Voltar ao Topo