Home Notícias Movimento sindical realiza ato contra a seca no dia 19 de março

Movimento sindical realiza ato contra a seca no dia 19 de março

Dia Nacional de Combate à Seca tem inspiração na cultura nordestina e será marcado pelo engajamento dos trabalhadores de energia, água e meio ambiente.

FENATEMAA Federação Nacional dos Trabalhadores em Energia, Água e Meio Ambiente (FENATEMA) lança a Campanha Nacional de Combate à Seca no dia 19 de março, organizando um ato simbólico que reunirá seus sindicatos filiados e as centrais sindicais para o plantio de várias árvores nativas nos arredores dos mananciais que formam o sistema Cantareira. A iniciativa tem o objetivo de preservar a região, que sofre com a seca agravada pelo desmatamento e pelo corte ilegal das árvores do entorno das represas e nascentes.
A FENATEMA é a primeira entidade sindical que se compromete a reverter os graves impactos causados pela devastação da mata ciliar na região, engajando principalmente os trabalhadores das áreas de energia, saneamento e meio ambiente dos estados afetados pela falta de água. Embora os mananciais da Cantareira sejam o primeiro alvo da ação, o objetivo é propagar esta campanha para todos os mananciais do Brasil.
A direção da FENATEMA, idealizadora da ação, através do presidente Chicão, explicou a importância do plantio de árvores na Cantareira. “É preciso lembrar que as árvores são fundamentais para o desenvolvimento do ciclo da água. Nós, trabalhadores, estamos plantando as primeiras sementes e combatendo a irresponsabilidade com o meio ambiente naquela área”, disse. “Seria necessário plantar mais de 30 milhões de árvores nativas para recompor a mata ciliar, vegetação que tem fundamental importância para evitar a erosão do solo e a falta d’água”, completou o presidente.
Com o empenho dos sindicatos filiados, a Federação já vem acompanhando de perto as causas e os efeitos da crise hídrica, atuando agressivamente contra a degradação ambiental. Um dos fatores que vêm prejudicando as condições do sistema Cantareira é o novo Código Florestal, que reduziu a extensão das Áreas de Proteção Permanente (APPs). Agora, além da exploração ilegal na mata ciliar e da falta de fiscalização, a vegetação do local passa a ser prejudicada pelo aumento do número de construções no entorno das áreas protegidas. Somando os fatores à apatia do Governo de São Paulo, temos uma perigosa combinação, que já vem culminando na falta e até na contaminação da água encontrada nos reservatórios.
A data escolhida pela FENATEMA para a realização do ato com as centrais sindicais marca o início da campanha e foi nomeada Dia Nacional de Combate à Seca, graças a um motivo enraizado na cultura brasileira: é que, para os sertanejos religiosos, quando chove no dia 19 de março, dia de São José, acreditam que a água cairá do céu várias vezes ao longo do ano, garantindo que as plantações darão boas safras. No entanto, devido à degradaçãoambiental e à falta de investimentos no saneamento ao longo dos anos, os estados do sudeste vêm se transformando num grande sertão em meio à crise hídrica.
A primeira ação da Fenatema de revitalização dos mananciais ocorrerá em Nazaré Paulista, Rodovia Juvenal Ponciano de Camargo, km 59,5, no dia 19 de março de 2015 às 16h30.
Compareçam!

Clique aqui e leia o folder da campanha

FENATEMA – Federação Nacional dos Trabalhadores em Energia, Água e Meio Ambiente

Departamento de Comunicação:

Marcio Rualonga marciorualonga@eletricitarios.org.br // (11) 3346-2770

Gabriel Felix jornalismo@eletricitarios.org.br // (11) 3346-2731

Cartaz_CAMPANHA NACIONAL DE COMBATE À SECA