Presidido pelo Brasil, o G20 [Grupo dos 20 é um grupo formado pelos ministros de finanças e chefes dos bancos centrais das 19 maiores economias do mundo mais a União Africana e União Europeia] lançou durante sua Reunião Ministerial de Desenvolvimentona um apelo global à ação para fortalecer os serviços de água potável, saneamento e higiene.
O tom dos discursos reiteraram a urgência de expandir o acesso à água potável e ao saneamento básico, destacando a importância desses recursos para o desenvolvimento sustentável e os direitos humanos.
Também foram divulgados os documentos já pactuados para a Reunião Ministerial de Desenvolvimento do G20, entre eles o Chamado à Ação do G20 sobre o Fortalecimento dos Serviços de Água Potável, Saneamento e Higiene. Confira os documentos aqui.
Acesso universal à água potável
Com os desafios impostos pelas mudanças climáticas, degradação ambiental, perda de biodiversidade, poluição e desastres, a reunião do Grupo avaliou que o progresso em direção aos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS 6) estipulados pela Agenda 2030 de acesso universal a água e saneamento até 2030 está comprometido.
A Cúpula do G20 ainda enfatizou a necessidade de acelerar os esforços e realizar mudanças transformadoras para garantir que os serviços de água e saneamento sejam utilizados e gerenciados de forma sustentável e eficiente.
Além disso, o apelo à ação destaca a importância de integrar água, saneamento e higiene nas políticas de cooperação doméstica e internacional, reforçando sistemas que ofereçam serviços de WASH equitativos, inclusivos, integrados, sustentáveis e resilientes às mudanças climáticas e desastres.
Este chamado à ação complementa a estratégia global do sistema das Nações Unidas para água e saneamento, propondo um compromisso reforçado dos Estados-membros em priorizar politicamente o WASH e demonstrar responsabilidade em eventos futuros, como a Cúpula do Futuro e a 29ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP29). A mobilização de recursos para construir sistemas de água e saneamento sustentáveis e resilientes é vista como essencial para um futuro mais saudável e equitativo para todos.
Confira aqui o documento na íntegra:
DWG – Call to Action WASH – Consolidated Version – 20Jul24″]