Home Destaque Sintaema critica malabarismo da Sabesp: “lentidão trava negociação”

Sintaema critica malabarismo da Sabesp: “lentidão trava negociação”

Ocorreu na tarde desta quarta (19), a terceira reunião de negociação da Campanha Salarial da Sabesp. Com forte presença da direção, o Sintaema criticou a morosidade da empresa em avançar na extensa pauta da campanha e destacou que a Sabesp insiste em contaminar o processo com outros pontos que o Sindicato já vem discutindo em outras mesas de negociação.

Leia mais: Confira a Campanha Salarial 2023 na Sabesp

Na terceira mesa, a empresa reiterou os pontos já apresentados nas reuniões anteriores e apontou mais um: a complementação de Auxílio Doença previdenciário/Acidentário, com o pagamento da diferença entre o valor da remuneração  e o valor do benefício pago pelo INSS, ao afastado por doença ou acidente de trabalho, pelo período de seis meses.

Vale lembrar que nas reuniões anteriores a empresa apresentou como proposta o reconhecimento da data-base; o reconhecimento e a garantia do emprego para os delegados sindicais; e a garantia do emprego para 90% do efetivo de pessoal, de 30 de abril de 2023 até abril de 2024, mantendo-se os demais critérios estabelecidos no ACT 2022/2023.

Para a direção do Sindicato, a postura da empresa em entregar a conta gotas as propostas e ainda reduzir conquistas, como a garantia do emprego para 90%, é lamentável.

“Sempre privilegiamos a mesa de negociação, mas precisamos ter foco, todas as pautas apresentadas pela empresa nas reuniões até aqui são lutas que o Sindicato trava ao longo de todo o ano, agora o momento é de negociação salarial e a regra de ouro do Sintaema é: nenhum direito a menos”, afirmou o presidente do Sintaema, José Faggian, após as exposições das Sabesp sobre outros pontos que estão fora da pauta da campanha salarial.

Para Faggian, “a reunião de hoje foi um malabarismo da empresa”, afirmou ao destacar que, com gráficos e apresentações, a Sabesp tenta dizer que o lucro da Sabesp só serve para garantir os dividendos dos acionistas e que o sabespiano é muito bem remunerado.

E emendou: “A proposta apresentada até agora não condiz com o que a gente espera. Queremos aumento real, renovação do acordo coletivo, concursos públicos, mais investimentos na empresa, de modo a garantir segurança e qualidade de vida para a categoria”, enfatizou.

Assembleia

Ainda nesta quarta (19), às 19h, tem assembleia virtual para decidir os rumos da luta e avaliar a postura da Sabesp até o momento.

“É importante que todos os sabespianos e sabespianas participem da assembleia, a unidade neste momento será fundamental para garantir que nossa ação avance e tenhamos mais peso no processo de negociação”, finalizou a direção do Sindicato.

Está com dúvida sobre sua inscrição ou ainda não recebeu o link, basta entrar em contato pelo WhatsApp (11) 98928-5872.

Sintaema, unidade e muita luta!