Com o objetivo de iniciar o diálogo e apresentar as demandas dos trabalhadores e trabalhadoras da Sabesp, o Fórum das Entidades, do qual o Sintaema faz parte, se reuniu nesta sexta (10), na sede do Sintaema, com a nova diretora de Gestão Corporativa da Sabesp, Sabrina de Menezes Correa Furstenau Sabino.
Além da nova diretora, estavam presentes na reunião o superintendente de Gestão de Pessoas da Sabesp, Nilton João dos Santos; e os gerentes do CH da Sabesp Cristina Russo e William Neves.
Durante sua fala de apresentação, a diretora de Gestão Corporativa destacou a importância de se fazer essa primeira reunião e o fato dela ocorrer na sede do Sintaema.
“Uma oportunidade para conhecer o trabalho já realizado e a relação da Sabesp com cada um e cada uma que constrói a empresa”. Ela afirmou que sua política é focada nas pessoas: “Acredito que devemos trabalhar com a disposição de ouvir e aprender. Para mim, esses são passos importantes para a edificação de soluções que garantam o melhor para as partes envolvidas no processo de construção do nosso trabalho”.
Quando questionada sobre a ameaça de privatização da empresa, afirmou que o atual presidente da Sabesp não tem em sua bagagem nenhum projeto de privatização e que o foco será fazer a Sabesp avançar ainda mais.
Sintaema na luta
Ao destacar ser positiva a reunião, a vice-presidente do Sintaema, Helena Maria da Silva, disse que ter o foco nas pessoas – os trabalhadores e trabalhadoras – já é uma premissa do Sintaema e completou: “Nesta nova gestão seguiremos firmes e vigilantes para avançar, esperamos com diálogo fraterno, na garantia da melhoria das condições de trabalho para nossa categoria”, salientou.
Na mesma linha, o presidente do Sintaema, José Faggian, concordou ser importante que a primeira agenda da nova diretora seja com os trabalhadores e no Sindicato e reiterou que o diálogo segue sendo uma premissa importante para as negociações em prol de quem constrói a Sabesp todos os dias.
Sobre a questão da privatização, Faggian alertou sobre as declarações do governador de ameaça de privatização e reafirmou a posição do Sintaema: “Se a ideia de privatizar avançar, haverá luta e resistência. Estaremos prontos para defender nosso patrimônio”.
Outra pauta abordada pelo presidente do Sindicato foi sobre o plano de saúde. “Essa é uma pauta que iremos tratar com vocês, pois tem chegado relatos para nós de que Sabesp pretende aumentar a coparticipação para os trabalhadores. Não iremos pagar essa conta sozinhos”, avisou.
Campanha Salarial 2023
A direção do Sintaema também avisou que já está em discussão a pauta da campanha salarial 2023 e que nos próximos dias ela será entregue à Sabesp.
Além disso, destacaram como urgente a realização de concursos públicos para combater a sobrecarga de trabalho e a garantia de fiscalização das empreiteiras contratadas, que causam muitos transtornos para a empresa e a população.
Além do Sintaema, participaram da reunião representantes do Sindicato os Engenheiros de São Paulo, do Sindicato dos Técnicos do estado de São Paulo, do Sintius, da AAPS, da APU, da Associação Sabesp, da Associação dos Engenheiros da Sabesp, do Sindicato dos Advogados de São Paulo e conselheiros da Sabesprev.
Ao final da reunião, o presidente do Sintaema externou que a expectativa é que se possa construir, com essa nova direção, um processo de negociação que tenha por centro a valorização do trabalhador e a preservação e fortalecimento da empresa. E que, como nos anos anteriores, o Sintaema possa debater a pauta da categoria e chegar a bons acordos na mesa de negociação.