“Esses documentos que entregamos ao pré-candidato a governador reúne ideias, experiência e amplo debate dos trabalhadores e trabalhadoras sobre o entendimento da água, esgoto e meio ambiente como direito e o papel desses três segmentos para o desenvolvimento do estado de São Paulo”, destacou a vice-presidente do Sintaema, Helena Maria da Sivia, que participou do evento e destacou a luta incansável do Sintaema em defesa da Sabesp, CETESB e Fundação Florestal.
Acesse os documento aqui:
Carta-compromisso em defesa do Saneamento
Carta-compromisso em defesa do Meio Ambiente
Na oportunidade, Helena entregou dois documentos a Fernando Haddad, uma sobre a defesa do meio ambiente e do desenvolvimento, e outro sobre o acesso digno à água e saneamento no estado.
“Além de reiterar nossa luta em defesa da água, saneamento e meio ambiente como direitos, lembramos da batalha que travamos pela valorização dos trabalhadores e contra o desmonte da Sabesp, CETESB e Fundação Florestal. E cobramos de Haddad o compromisso para reverter o projeto de desmonte de Doria/Garcia”, resumiu a vice-presidente.
Helena ainda alertou sobre os impactos caso a Sabesp seja privatizada. “Quem vai pagar a conta são os mais pobres e vulneráveis”, denunciou.
Ela ainda lembrou que são inúmeras as experiências que decidiram pela privatização da água e do saneamento e agora estão revertendo com a estatização. “Quem privatizou está voltando atrás porque experimentam na pele os resultados da privatização: contas mais caras; debilidade no acesso universal à água e ao saneamento, sobretudo para os mais vulneráveis; sucateamento da rede de atendimento; e piora nas condições de saúde e de vida da população”, reafirmou.