Em defesa dos trabalhadores da empresa de Saneamento Básico do Município de Mauá (SAMA), direção do Sintaema se reuniu com o o superintendente da SAMA, Rangel Souza da Silva; o prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira; o vereador Chiquinho do Zaíra (AVANTE); e o delegado sindical de Mauá, Dênis para apresentar demandas da categoria, discutir como anda o processo de renovação dos contratos firmados entre a Sabesp, equiparação das horas extras para a categoria da SAMA como o que é praticado com os sabespianos e a possibilidade de representação efetiva da categoria pelo Sintaema.
“Apresentamos a pauta ao prefeito e ao vereador que se mostraram bem receptivos às demandas da categoria. O Sintaema seguirá firme na luta em defesa dos trabalhadores e trabalhadoras da SEMASA e da SAMA. Além disso, estamos atuando para construir a possibilidade desses trabalhadores serem absorvidos pela Sabesp, em razão da empresa ter assumido o serviço de água e esgoto no município”, informou a direção do Sintaema.
A direção do Sindicato ainda destacou que “estamos acompanhando de perto, no âmbito da Sabesp, a situação desses trabalhadores e como os novos contratos que a Sabesp tem feito com munícipios como Mauá, Santo André e Guarulhos podem impactar a vida da categoria e o atendimento à população”, afirmou.
Equiparação das horas extras
O direção do Sindicato também informou que outra pauta da categoria é a luta pela equiparação do pagamento das horas extras.
“Outra luta, ao lado da categoria, é pela equiparação dos valores pagos das horas extras. Por exemplo, a Sabesp paga 100% para qualquer hora extra, só que para os trabalhadores do Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André (SEMASA) a empresa só paga 100% aos domingos e feriados, nos demais dias não paga. No caso da SAMA é ainda pior, a Sabesp não paga hora extra em nenhuma situação. Então, nossa luta é pela equiparação dos trabalhadores da SEMASA com a Sabesp e pelo pagamento de hora extra para os trabalhadores da SAMA”, completou.
O Sintaema seguirá firme na luta com os companheiros e companheiras da SEMASA e da SAMA!