A luta do Sintaema para resolver os problemas causados pelo NETA Suite e garantir a saúde e qualidade no ambiente de trabalho para os trabalhadores e trabalhadoras da Sabesp continua. Em reunião nesta sexta (11), a direção do Sintaema listou os relatos apresentados pelos trabalhadores que lidam com o NETA Suite para os gerentes do CH da Sabesp Cristina Russo, William Neves e William Ramalho; e a gerente de Processo da CM Dilerne Diniz.
“Recebemos relatos de que há problemas em diversas áreas da Sabesp. Os problemas do NETA estão adoecendo os trabalhadores. A situação está muito grave. Tem gente doente, desesperado, sob muita pressão, tomando calmante e medicamentos controlados e essa situação não pode mais continuar”, afirmou a vice-presidente do Sintaema Helena Maria da Silva.
E emendou: “Precisamos atuar para aliviar a cargas desses trabalhadores. Eles não podem ser condenados a pagar o pato. Os problemas com o NETA precisam ser sanados”.
Outra pauta colocada pela vice-presidenta do Sintaema é a urgente necessidade de se reforçar a segurança das agências. “Quando a população souber que as agências estão funcionando, vai ter aglomeração e isso pode gerar insegurança”, alertou a dirigente.
Sabesp
A Sabesp reconheceu que a questão é séria e informou que um dos fatores que aprofundaram a situação foi nos grupos que foram implantadas em outubro de 2021, quando deu o boom dos problemas. Eles informaram que vão avaliar caso a caso, verificar as situações mais de perto para melhor aplicar a atenção dos psicólogos, enfrentar essas questões e aliviar essa situação.
Eles também informaram que a Sabesp tem um Termo de Cooperação com o SESI para o atendimento da saúde emocional com psicólogos e assistentes sociais que poderão ser fundamentais para esse trabalho.
O Sindicato seguirá com sua fiscalização e vai acompanhar a atuação da Sabesp até que todos os problemas sejam solucionados.
Sintaema, unidade e muita luta!