A comissão de saúde formada para discutir melhorias nos planos de saúde dos trabalhadores e aposentados da Sabesp se reuniu com a CH da empresa e o atuário contratado pela mesma, no dia 12 de fevereiro, dando continuidade aos trabalhos já iniciados.
Dentre as propostas reivindicadas pela comissão estão a redução de coparticipacão, aumento do limite de consultas, e campanhas de prevenção de câncer de mama e próstata com isenção de coparticipacão para que os trabalhadores possam fazer seus exames sem comprometer seus vencimentos.
O atuário levantará todos os dados, verificará a situação atual dos planos e também fará algumas projeções da situação futura dos planos, e com base nesses estudos irá propor algumas ações para a comissão avaliar o que será melhor para os trabalhadores.
Gastos e arrecadações
A comissão de saúde e a CH se reuniram novamente no último dia 23, ocasião em que a empresa apresentou os valores arrecadados e os gastos de cada plano, inclusive gastos dos principais serviços utilizados em cada plano, como hospitais.
Sabemos que 2020 foi um ano atípico por conta da pandemia, e também pudemos observar que os valores dos serviços de saúde ficaram acima da média.
Vale ressaltar que de 2019 para 2020 houve um salto nas adesões aos novos planos de saúde da Vivest entre os trabalhadores aposentados. De janeiro a julho de 2019 houve 109 migrações, e de agosto de 2019 a dezembro de 2020 foram 566 migrações ao plano.
Todos os dados apresentados vão auxiliar a comissão para a próxima reunião, em 5 de março, inclusive com a presença do atuário para darmos início à discussão das propostas. Seguem os slides apresentados.
Juntos na luta, juntos na saúde!