ASSEMBLEIA KELLER AMBIENTAL 25/04/14
Trabalhadores aprovam representação do Sintaema e acordo
com 7% de reajuste nos salários e benefícios. Parabéns!
ASSEMBLEIA CAB SPAT 22/04/14
Trabalhadores em assembleia aprovam pauta na CABSPAT, além dos
pontos comuns a todas as concessões do grupo, os companheiros da Spat elencaram mais alguns itens que integrarão a pauta final, dando início às rodadas de negociações com o grupo Galvão. E vamos luta!
ASSEMBLEIA ÁGUAS DE MATÃO 24/04/14
Trabalhadores da Águas de Matão agora serão representados pelo
Sintaema, mais uma concessão do grupo Equipav/ Aegea cujas
contratações dos trabalhadores, iniciadas no começo de 2014, foram concluídas neste mês, e em assembleia os trabalhadores aprovaram nossa representação contando com a primeira conquista, que é a isonomia dos valores dos benefícios para alimentação em relação aos companheiros de Piracicaba. Bem-vindos!
ASSEMBLEIA RESICONTROL
Os trabalhadores da RESICONTROL estão se sentindo desestimulados, tamanho o descaso da empresa na questão do pagamento da PPR/2013.O Grupo Estre, proprietário da empresa, apesar do discurso bonito do gerente enaltecendo a equipe, tem negado aos trabalhadores a necessária transparência nas negociações, com informações básicas, como, por exemplo, quais metas teriam que ser cumpridas em 2013. E agora a empresa diz que tais metas não foram cumpridas e por isso não vai pagar. Outro golpe se avizinha na PPR / 2014. Os trabalhadores se organizaram e pediram a mediação do Sintaema, aprovaram nossa representação por unanimidade em assembleia geral realizada em Tremembé, no dia 23 de abril.
O Sintaema aguardará o resultado do pedido de mesa redonda feita por outro sindicato que representa parte desses trabalhadores: varredores, pessoal do transporte e coleta de resíduos e pessoal de poda de áreas verdes. ADM, operadores, técnicos, pessoal de laboratório e de manutenção serão, a partir desta assembleia, representados como base diferenciada pelo Sintaema.
Vamos discutir essa pauta, essa é a vontade do conjunto dos trabalhadores e nós realizaremos todos os procedimentos até que sejamos reconhecidos pela direção da empresa.Estamos juntos!
ASSEMBLEIA OKENA 04/04/14
Em assembleia realizada no dia 4 de abril os trabalhadores da Okena/ Itapevi aprovaram a contraproposta da empresa que é reajustar todos os salários em 5,39%, sendo 5% em 1º de maio, a título de antecipação, e 0,39% somados aos índices de variação do IGPM de junho/julho/agosto e mais os 0,39% remanescentes do índice de maio /2014, pagos a partir de 1º de setembro oficializando a mudança da data-base para setembro, como pretende a empresa.
Nossos esforços em conquistar um índice melhor foram descartados pela atual situação de diminuição do volume de efluentes e consequentemente de faturamento das empresas tratadoras.
Isso é fruto da irresponsabilidade governamental no que tange à gestão do saneamento em São Paulo. Se por um lado há crise de abastecimento, por outro há diminuição da geração de efluentes (matéria prima da Okena). Outro ponto negativo é a inércia dos órgãos fiscalizadores que, embora também sofram com o sucateamento promovido pelo tucanato, o que permite que muitas empresas cujos gestores são irresponsáveis, despejem clandestinamente direto nos cursos d’água, causando mais degradação ambiental e redução do volume tratado.
Também foi negociado o repasse do reajuste aos benefícios. O Sintaema reivindicou 12% no VR e no VA, porém a empresa garantiu os mesmos 5,39% mas fará um estudo para dar esta resposta em setembro.
Haverá uma reunião na Sede da empresa, em Pinheiros, no dia 9 de maio, para finalizar a proposta. Juntos na luta!