Home Mulheres Sintaema protesta contra incinerador

Sintaema protesta contra incinerador

O Sintaema participou e apoiou o ato contrário à instalação do incinerador para a queima total dos resíduos sólidos, no bairro de Alvarenga, em São Bernardo do Campo, no dia 14 de novembro.

A concentração se deu Igreja Matriz, no Centro de São Bernardo do Campo, seguida de uma representativa passeata pelas ruas até o Paço Municipal. Os catadores e catadoras reivindicaram a valorização e o devido reconhecimento de sua atividade por parte do município, conforme exige a Lei 12305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, que exige soluções quanto ao manejo adequado dos resíduos sólidos para permitir o avanço necessário do País no enfrentamento dos principais problemas ambientais, sociais e econômicos.
Portanto, o cumprimento da LPNRS, que também obriga o fechamento dos referidos lixões (cerca de 3.500 lixões ainda encontram-se ativos em todas as regiões brasileiras, ou 60,7% dos municípios), se faz importante para a preservação ambiental, visto que pouco foi feito até o momento.
Catadores de várias localidades em marcha pelo fim dos lixões onde muitos homens, mulheres e crianças perderam suas vidas e tiveram sua saúde debilitada.
A reciclagem, importante atividade dos verdadeiros agentes ambientais (catadores) não pode ser descartada ou substituída por incineradores em favorecimento do capital, que atualmente arregala os olhos ao novo nicho de mercado, nova onda surfada pelo modismo ambiental de desenvolvimento sustentável.
Estes atores têm fundamental importância para a preservação dos recursos naturais, praticando a reciclagem.
Devido ao não cumprimento dos planos de gestão integrada da referida lei por parte dos municípios, o governo Federal prorrogou novamente, agora por mais quatro anos.