Salário regional
A comissão formada para dar andamento à questão do salário regional se reuniu no dia 10 com representantes da Sabesp, ocasião em que foi apresentada a metodologia a ser usada no levantamento de dados para se chegar ao índice de defasagem das cidades do Interior em relação à Capital.
A apresentação foi feita pelo consultor da FIPE e professor de economia da USP, Carlos Azzoni. De acordo com o consultor, serão feitos trabalhos de campo e coleta de dados em alguns municípios, sempre tendo como comparativo a cidade de São Paulo. O trabalho deve ser concluído em três meses.
O Sintaema cobrou com veemência da Sabesp mais celeridade no processo para que se aplique a correção dos salários até a data firmada na campanha salarial. Em breve a comissão se reunirá novamente.
Não cumprimento da escala 4x2x4
No mesmo dia, outros dirigentes do Sintaema e alguns trabalhadores da manobra discutiram com gerentes e representantes da Sabesp o problema que está afetando cerca de 60 trabalhadores que não estão na escala firmada de 4x2x4.
A Sabesp tentou argumentar que em alguns casos não haveria a necessidade da escala, porém o Sintaema foi enfático e avisou: se a empresa insistir em não aplicar a escala entraremos com ação judicial pelo descumprimento do acordo.
A empresa pediu um prazo de três semanas para analisar os casos em questão e voltar a debater o assunto com o sindicato.
Juntos na luta!