Seminário Ambiental enriqueceu o debate sobre coleta e reciclagem

Publicado em 20/12/2012 00:00

Tamanho da fonte:

O Departamento de Saneamento e Meio Ambiente do Sintaema promoveu em conjunto com o Sinquisp o “Seminário para disseminação do conhecimento- Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Implantação de Coleta Seletiva” nos dias 27 e 28 últimos. Tendo à frente a química Alzira Amâncio Garcia, que palestrou sobre o tema com propriedade, o seminário foi ilustrado com uma visita técnica à Coopere- Cooperativa de Catadores de materiais recicláveis.

O evento foi muito rico e produtivo, com total interatividade de experiências e ideias dos cerca de 60 participantes, que formaram um público bem diversificado, com engenheiros, biólogos, bombeiros, químicos, educadores, estudantes, funcionários públicos, ambientalistas, trabalhadores da categoria e inclusive um companheiro de Portugal.

Na visita técnica à Coopere, os participantes puderam conhecer o processo da coleta seletiva e conversar com os cooperados. A cooperativa tem caráter de inclusão social, proporcionando trabalho digno a pessoas carentes.

Segundo um dos cooperados, ainda é preciso fazer muita propaganda de conscientização para que a população separe o material reciclável dos rejeitos (principalmente os que podem perfurar ou cortar) dos compostos orgânicos (restos de alimentos) para uma destinação adequada.

Por isso a importância da divulgação mais intensa por parte do poder público, de material explicativo orientando a população em geral, repartições públicas e uma ampla campanha na mídia.

A Coopere faz palestras em escolas, condomínios e qualquer outro local de interesse. O Sintaema e o Sinquisp parabenizam os cooperados pela iniciativa e pelo excelente trabalho que fazem para a melhoria do meio ambiente.

Compartilhe agora com seus amigos
TwitterFacebookWhatsApp

Voltar ao Topo