Home Sem categoria Seminário: Resíduo Zero no Brasil

Seminário: Resíduo Zero no Brasil

Lançamento da Aliança Resíduo Zero Brasil tem presença do professor Paul Connet, da Universidade St. Lawrence, NY

A Aliança Resíduo Zero Brasil é uma articulação de entidades, movimentos e indivíduos mobilizados em torno de questões de geração de resíduos e padrão de produção e o impacto ao meio ambiente, ligado à Rede Internacional Zero Waste. Para participar, envie um e-mail para cdi@polis.org.br.

Celebrando o lançamento da Aliança, o professor emérito de Química Ambiental da Universidade St. Lawrence, Paul Connet, fará uma apresentação no Instituto Pólis, no dia 19 de setembro, às 14h. Connet explica os problemas causados por práticas como a incineração e a fluoretação e apresenta soluções alternativas para o tratamento dos resíduos sólidos urbanos.

A Aliança surge após quatro anos da entrada em vigor da PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos), Lei no 12.305/2010, documento que foi debatido durante 21 anos no Legislativo.

Embora a lei priorize, nesta ordem, a não geração de resíduos, a redução, reutilização e, só depois, a máxima reciclagem, ainda não vemos avanços e resultados. E o princípio de corresponsabilidade na gestão dos resíduos ainda não foi assumido pela sociedade, especialmente pelo setor empresarial e pelos governos.

Surgido nos anos 1970, o Resíduo Zero é um conceito inspirado nos ciclos naturais de vida, que são eficientes e sustentáveis, em que tudo é transformado em outros recursos, sem desperdício e sobras.

Cidades da Europa que adotaram o Resíduo Zero estão mostrando que a coleta seletiva pode alcançar taxas de reciclagem de 80% a 90%. E São Francisco, nos Estados Unidos, cuja meta é diminuir 90% do que era aterrado, já recupera 80% dos seus resíduos.
Adotar o conceito Resíduo Zero significa:
– Minimizar os impactos no solo, na água, no ar e nos ecossistemas, em geral, que podem ser nocivos ou ameaçar a saúde planetária – humana, animal e vegetal – e provocar irreversíveis alterações climáticas;
– Projetar e gerenciar produtos e processos para reduzir o volume e a toxicidade dos resíduos e materiais;
– Conservar e recuperar recursos naturais;
– Não queimar ou enterrar resíduos;

– Incentivar o consumo de produtos e serviços com esse conceito.

O evento é aberto ao público. Inscreva-se pelo e-mail: cdi@polis.org.br, enviando seu nome e o da organização da qual participa.