A afirmação é do professor da Faculdade de Engenharia Civil da Unicamp, Dr. Antonio Carlos Zuffo, na palestra “Crise Hídrica no Estado de São Paulo” no Sintaema.
Para se inteirar dos reais motivos da crise hídrica que vem afetando a população da Região Metropolitana de São Paulo e agora também outros municípios, o Sintaema trouxe o professor doutor Antonio Carlos Zuffo, especialista em hidrologia, para explicar o cenário da crise.
O professor fez uma pesquisa sobre a situação do Sistema Cantareira que abastece São Paulo e a região de Campinas, ele afirma que houve uma gestão de alto risco, falta de planejamento e falta de investimento por parte do governo estadual com relação aos recursos hídricos. “A água é um recurso vital para todos os seres vivos, para todos os fins. Não poderiam ter adotado medidas com interesse meramente comercial do setor da água.
“A Sabesp vem retirando cerca de 40% de água do sistema nos últimos 10 anos, é uma operação de risco”, disse o professor.
O professor afirma, segundo os estudos, que nos próximos 30 anos teremos um período mais frio, portanto, com menos chuvas. “Nos últimos 40 anos tivemos um período de bonanças com relação às chuvas, por isso várias medidas foram deixadas de lado, mas nos próximos 30 anos tudo indica que não será assim”.
Zuffo defende uma redução na exploração da água e a implementação do rodízio como forma de garantir uma sobrevida no abastecimento.
Os estudos do professor estarão disponíveis em breve em nossa página da Internet, bem como a palestra na íntegra.