No dia 19 de novembro os trabalhadores da Sabesp de Santa Cruz do Rio Pardo realizaram um protesto exemplar com 100% de adesão contra a postura autoritária do gerente local e pela necessidade de compromisso formal da RA em relação às transferências dos trabalhadores.
Acostumado às idéias de que para se ter autoridade é preciso ser autoritário, o gerente local trata os trabalhadores na base do terrorismo e da intimidação, com ameaças de demissão, retaliando aqueles que contra ele se colocam. Os trabalhadores não aguentam mais a situação.
Já as transferências dos trabalhadores para cidades onde residem é uma reivindicação que vem se arrastando sem ter o devido comprometimento para que se concretizem.
Após o protesto, o Sintaema e um representante dos trabalhadores do local se reuniram com o Gerente da Divisão de Avaré, Júlio Hernandez, representando o superintendente da RA, que reconheceu a legitimidade do movimento, produzindo e assinando documento onde firma o compromisso, com aval do superintendente Ivan Sobral, de realizar as ações necessárias para sanar os problemas.
Porém, algumas pessoas insistem em não entender o movimento em prol de condições dignas de trabalho e se lançam a difamar a luta dos companheiros. Espalharam a mentira de que o protesto foi uma baderna,com muito barulho e polícia, e insinuaram também que o movimento colocou em risco a renovação de contrato com o município.
Tais comentários, de pessoas que tentam manchar a legitimidade do movimento, não levam a nada. Querem com isso descartar as reais necessidades dos trabalhadores daquele município e enfraquecer o
sindicato. Mas a verdade sempre prevalece, portanto seguiremos em frente!
No dia 7 de dezembro, em reunião na RA, foi ratificado o compromisso da superintendência, juntamente com o RH, de considerar as transferências de trabalhadores já no levantamento das vagas para o próximo concurso. Quanto à situação do gerente da Unidade, caso não haja mudanças significativas, voltaremos à Santa Cruz do Rio Pardo.