Home Sem categoria O que é a doença de Alzheimer?

O que é a doença de Alzheimer?

A doença de Alzheimer é uma doença do cérebro que afeta a memória, o raciocínio e a comunicação das pessoas, sendo a causa mais comum de demência, um tempo geral para dificuldades
progressivas da memória e outras funções mentais.

A demência era conhecida como “senilidade considerada um sinal normal de envelhecimento. Hoje sabemos que Alzheimer e outras formas de demência não fazem parte de um envelhecimento normal.

Como é feito o diagnóstico?
Quando existem problemas de demência, após eliminar a possibilidade de outras doenças que causam os mesmos sintomas, incluindo problemas de tiróide, derrame e depressão; pode-se suspeitar da doença de Alzheimer. A avaliação da doença de Alzheimer normalmente inclui testes de memória, exames de sangue e tomografia do cérebro. Deve-se consultar um médico.

Entendendo a doença de Alzheimer

Aprenda tudo o que puder sobre a doença de
Alzheimer. Esta é a melhor maneira de ajudar a pessoa doente e a si próprio.

A doença de Alzheimer é uma doença que provoca mudanças nas áreas do cérebro que controlam a memória e o raciocínio. É por este motivo que as pessoas portadoras da doença de Alzheimer têm dificuldade para viver uma vida normal. As causas de desenvolvimento da doença ainda não são totalmente conhecidas.

Como funciona o cérebro?

O cérebro controla todo o funcionamento do corpo e da mente. Áreas diferentes do cérebro controlam funções diferentes. Certas áreas controlam as tarefas físicas como o ato de andar. Outras áreas controlam a capacidade de falar. Outras, ainda, controlam as tarefas mentais como os atos de lembrar, concentrar-se e tomar decisões.

Quem pode ter a doença de Alzheimer?

A doença de Alzheimer geralmente afeta as pessoas acima de 65 anos. Quanto mais velha a
pessoa maior a probabilidade de desenvolver a doença. Todos os tipos de pessoas estão sujeitas a esta doença. Nenhuma profissão, nível de escolaridade ou raça está imune. Em casos raros, a doença de Alzheimer pode ser uma doença familiar.

Em outros, apenas uma pessoa da família é afetada.

Tratando a doença de Alzheimer

Os objetivos do tratamento são aprender a lidar com os sintomas e dar conforto à pessoa doente.

• Os medicamentos podem melhorar os sintomas em alguns casos. Alguns tipos de medicamento ajudam a melhorar a memória. Outros tratam os sintomas como a agitação e a depressão. O médico determinará quais os medicamentos mais
efetivos.

• É essencial traçar um plano de gerenciamento que inclua cuidados e supervisão. O médico poderá orientar na elaboração do plano e ajudar a executá-lo.

• Visitas regulares ao médico ajudarão a monitorar as condições do doente, verificando se existem outros problemas ou doenças que podem ser tratadas.

Fora solidão!

Estudos publicados recentemente no “Archives og General Psychiatry” indicam que as pessoas
solitárias têm duas vezes mais chances de desenvolver o mal de Alzheimer. Os cientistas já haviam relacionado o isolamento social à demência. Segundo os estudos, a solidão, além de impactos psicológicos, traz também impactos físicos.

Obs: Este artigo é de caráter informativo, não devendo ser substituído pela consulta médica