Home Mulheres HOMENS COM MAIS DE 60 ANOS PODERÃO ANDAR DE ÔNIBUS DE GRAÇA...

HOMENS COM MAIS DE 60 ANOS PODERÃO ANDAR DE ÔNIBUS DE GRAÇA EM SP

DECRETO PUBLICADO PELO PREFEITO FERNANDO HADDAD NESTA SEXTA-FEIRA; MEDIDA PREVÊ A UTILIZAÇÃO DO CARTÃO ESPECIAL DO IDOSO

Desde segunda-feira (17/3), homens com 60 ou mais poderão andar gratuitamente nos ônibus municipais de São Paulo. Um decreto publicado nesta sexta-feira, 14, no Diário Oficial da Cidade pelo prefeito Fernando Haddad (PT) prevê a extensão do benefício para o público masculino, que até então só vigorava aos que têm mais de 65 anos. Mulheres já podiam obter a gratuidade aos 60 anos.

A medida prevê que será necessária a utilização do Cartão Especial do Idoso, um bilhete único com o nome e a foto da pessoa que deve ser feito nos postos da São Paulo Transporte (SPTrans). Esse dispositivo terá que ser usado nos validadores dos ônibus para liberar a catraca e o idoso poderá descer pela porta dianteira (após girar a catraca) ou traseira.

SAIBA MAIS
Em 2030, SP terá mais idosos que jovens, aponta Seade
A empresa, no entanto, informou que quem ainda não tiver o cartão poderá apresentar um documento de identificação com foto para conseguir a gratuidade na viagem. Terão direito ao Cartão Especial do Idoso as pessoas que "comprovadamente" residam na Região Metropolitana de São Paulo ou nas cidades de Botujuru, Campo Limpo Paulista, Jundiaí e Várzea Paulista. O uso desse bilhete por outras pessoas que não o idoso cadastrado poderá resultar em seu cancelamento.

Não foi divulgado o número de pessoas beneficiadas com a medida, nem quanto a ação vai impactar nos subsídios repassadas ao setor de transportes pela Prefeitura de São Paulo.

Fonte: Texto reproduzido pelo Portal G1