Os aposentados que não tiveram o tempo de trabalho especial contado podem pedir o reajuste de seus benefícios. Muitos trabalhadores que já estão aposentados podem ter o valor de suas aposentadorias aumentado. Isto porque o INSS não considerou no cálculo da aposentadoria o tempo trabalhado que dava direito a contagem especial para aqueles que trabalhavam expostos a agentes nocivos a sua saúde.
O INSS não fez a contagem do tempo com o acréscimo de 40%, e calculou as aposentadorias com valor menor.
Alguns exemplos de atividades que davam direito a contagem especial: motoristas de veículos pesados, telefonistas, vigilantes, vigias e pintores de pistola. Quem trabalhou em algumas dessas funções pode ter direito ao reajuste do valor da aposentadoria.
Uma outra possibilidade de reajuste é de quem trabalhou exposto a ruído, ou outro agente nocivo à saúde, tais como esgoto, vibrações, gases químicos, umidade, e não tiveram este tempo contado com o acréscimo de 40%.
Uma dica importante:
Para saber se o aposentado pode ter direito ao reajuste é verificar se recebia adicional de insalubridade, mas não teve este tempo considerado como especial.
Em todo caso, é necessário fazer uma análise para verificar se o trabalhador tem direito ao reajuste do benefício. Para isso, é necessário ter em mãos as carteiras de trabalho, carta de concessão de aposentadoria, SB-40, ou P.P.P, e laudos, se tiverem.
Drª Lane – advogada previdenciária do Sintaema
Plantões: terça, quarta e sexta, das 9 às 12h. Favor agendar a consulta com antecedência através do telefone 11 3329-2501.