Alerta aos sabespianos: sua vacinação está em dia?

Publicado em 01/10/2012 00:00

Tamanho da fonte:

Alerta aos sabespianos: sua vacinação está em dia?

A Sabesp não esta nem aí para a saúde dos seus trabalhadores!

A Sabesp, principalmente na MT, não tem tratado a questão da medicina do trabalho com a prioridade que o tema merece, apesar de algumas ações gerenciais isoladas . Trabalhadores de várias superintendências não têm médico do trabalho para atender, e quando atendidos, o médico é de outra área e sequer consegue dar conta de toda a demanda.

Os trabalhadores da MT, que não são poucos, correm muito mais riscos devido ao grau elevadíssimo de exposição ao esgoto. Os exames periódicos vencem sem que haja uma avaliação e devido encaminhamento, a vacinação periódica não tem ocorrido a contento, sem falar que a falta das vacinas contra febre tifóide/difteria (que não são fornecidas pela rede pública) deixam os trabalhadores ainda mais vulneráveis, inclusive a outras doenças como a hepatite .

Por isso, é importante que os trabalhadores que se expõem a agentes patológicos estejam sempre de olho na carteira de vacinação e atentos aos vencimentos das vacinas. A vacina antitetânica, por exemplo, é fornecida pela rede pública e são três doses seguidas dentro de um prazo determinado pelo posto de saúde. Feito isso, o trabalhador estará imunizado por 10 anos, se um trabalhador perder o prazo de uma das doses recomendadas, toda a vacinação estará comprometida e ele terá de reiniciar o processo desde a 1ª dose, por isso é preciso ficar de olho para ver se o prazo já venceu.

O Sintaema está de olho, o Ministério Público do Trabalho será avisado e já enviamos oficio a Sabesp. Além disso, daremos a devida publicidade às ações que forem ou não tomadas daqui pra frente.

Compartilhe agora com seus amigos
TwitterFacebookWhatsApp

Voltar ao Topo