28 de abril – “DIA MUNDIAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS ACIDENTES E DOENÇAS DO TRABALHO

Publicado em 27/04/2012 00:00

Tamanho da fonte:

Em memória àqueles que perderam suas vidas em doenças e acidentes do trabalho, o dia 28 de abril foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2003 para nos remeter a importantes reflexões sobre o tema.
Infelizmente, as estatísticas são tristes e preocupantes. De acordo com a OIT, 270 milhões de trabalhadores no mundo morrem  vítimas de acidentes no trabalho; 160   milhões sofrem com doenças profissionais. No Brasil são quase 4 mil mortes por ano devido a acidentes de trabalho.

Segundo o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait),  os 3,8 milhões de acidentes de trabalho ocorridos no Brasil no período de 2005 a 2010 mataram 16,5 mil pessoas e incapacitaram 74,7 mil trabalhadores.

Esses números alertam sobre a vital importância de os trabalhadores participarem das Sipat’s, da CIPA e estarem sempre de acordo com as normas de proteção e segurança. É necessário não se absterem de usar os equipamentos necessários para a segurança. É fundamental também que o trabalhador se recuse a fazer um trabalho em que as condições de segurança não estejam satisfatórias e procurar o sindicato para denunciar qualquer tipo de coação nesse sentido, pois é sua vida que está em em pauta. 

Vamos lutar para diminuir essa triste estatística da classe trabalhadora!

Compartilhe agora com seus amigos
TwitterFacebookWhatsApp

Voltar ao Topo