Nesta primeira negociação a Sabesp frisou que embora as negociações estejam sendo antecipadas a aplicação se dará em maio, e reconheceu a data-base. Basicamente a Sabesp apresentou reajuste salarial de 4,73% com repasse aos benefícios, mas salientou que este ainda não é o índice oficial, pois a aplicação será o índice de final de abril.
O Sintaema e demais sindicatos salientaram diversos pontos da campanha salarial que precisam de especial atenção, inclusive o índice, que deveria ser do Dieese. Os sindicatos falaram sobre o plano de saúde para os aposentados; a implantação dos adicionais de insalubridade e periculosidade; melhorias no plano de cargos, com a criação de mecanismos que melhorem as condições dos trabalhadores, dando como exemplo o sistema de transferência, já que há muitos trabalhadores que moram longe de seus postos e estão estafados, e ferramentas que valorizem o tempo de casa dos trabalhadores, entre outros.
Sobre o salário regional nada foi falado por parte da Sabesp, mas as negociações continuam, e a próxima rodada será em 10 de abril (data foi alterada). Juntos na luta!