Em audiência no TRT hoje (30), Sintaema consegue assegurar a garantia de 98% no emprego. Trabalhadores aprovam indicativo de greve e nova assembleia.
O Sintaema e demais sindicatos se reuniram no dia 30 de maio com a Sabesp para a audiência de conciliação convocada pelo TRT, e nessa audiência o sindicato assegurou uma importantíssima conquista: a manutenção das cláusulas sociais anteriores, dentre as quais está a garantia no emprego para 98% do efetivo da empresa.
É uma vitória frente à insegurança que se formou com a fragilização dos acordos e convenções coletivas depois que o Ministro do Supremo, Gilmar Mendes, suspendeu no ano passado a súmula 277 que garantia a ultratividade, ou seja, quando um acordo coletivo, mesmo depois de ter sua validade expirada, continuava valendo até que novo acordo fosse estabelecido.
Outro importante avanço foi o reconhecimento da data-base, o que significa que, independentemente do tempo que demorar a negociação, tudo o que for conquistado será retroativo a 1º de maio. A Sabesp se comprometeu a continuar as negociações com mais duas rodadas e no dia 13 de junho uma nova audiência será realizada.
“Diante da conjuntura adversa já demos um importante passo que é a garantia no emprego. Vamos continuar negociando e partir para as conquistas das cláusulas econômicas”, disse o presidente do Sintaema, Rene Vicente.
Trabalhadores aprovam indicativo de greve se não houver avanços nas negociações
Tendo em vista que ainda teremos mais duas reuniões de negociação com a Sabesp e mediante os avanços na audiência do TRT, os trabalhadores da Sabesp de várias áreas reunidos em assembleia no mesmo dia 30 aprovaram:
-Indicativo de greve para o dia 14 de junho;
-Nova assembleia dia 13 de junho para avaliar o resultado das negociações, da audiência e dar encaminhamentos;
-Reunião com delegados e ativistas no dia 7 de junho;
-Protestos nas áreas.
“O governo Alckmin, que todos nós conhecemos e sabemos que não valoriza os trabalhadores, está querendo retirar conquistas de outras categorias, como a dos metroviários. Por isso teremos que lutar muito, porém não podemos ter pressa”, finalizou o presidente Rene Vicente.
Vamos todos juntos nesta luta! E fora Temer!
Assista abaixo ao vídeo da votação da Assembleia dos Trabalhadores da Sabesp: