Home Notícias SINTAEMA/SP presente no ato de 1º de Maio de 2015: Um dia...

SINTAEMA/SP presente no ato de 1º de Maio de 2015: Um dia de luta, conscientização e mobilização contra o retrocesso!

IMG_2604

Diretoria do SINTAEMA/SP no ato de 1º de maio no Vale do Anhangabaú

Ato ecumênico abre comemoração do 1º de maio em São Paulo

1demaio5A celebração do 1º de maio, Dia do Trabalhador, começou esta manhã em São Paulo com a participação de diversas lideranças religiosas e o discurso de representantes de movimentos sociais e trabalhistas.
Entre os temas que nortearam o ato ecumênico, o repúdio ao projeto de lei que regulamenta e amplia de forma geral e irrestrita a terceirização, a proposta de emenda constitucional (PEC) que trata da delimitação da terra indígena e a PEC sobre a redução da maioridade penal.

Lula e lideranças da CTB no ato político do 1º de maio

Lula camarim

No camarim, Lula se reuniu com as lideranças da CTB, o presidente Adilson Araújo, o vice-presidente Joilson Cardoso e o secretário-geral, Wagner Gomes

“Unidade da classe trabalhadora é essencial”, diz Adilson Araújo

IMG_2509

O presidente da CTB, Adilson Araújo, diz na coletiva de imprensa do Ato de 1º de Maio, no Vale do Anhangabaú, em São Paulo, que a luta política está servindo para unir ainda mais as centrais sindicais em torno de um projeto de desenvolvimento Brasil que interesse à classe trabalhadora. “Foi fundamental a presidenta Dilma dizer que é inconcebível a terceirização nas atividades-fim. Assim ela pede um voto de confiança aos trabalhadores e promete um 2016 diferente e muito melhor”, afirma Adilson.
IMG_2590“O Congresso atual é muito conservador, principalmente a Câmara dos Deputados, e tem trazido à tona uma agenda regressiva. Nós já mostramos que não aceitamos retrocesso e estamos na luta para que o Brasil não saia do rumo da democracia e do desenvolvimento autônomo. Queremos uam reforma política democrática, com participação popular e a extinção do projeto de lei 4330. Nós apostamos na mobilização crescente dos trabalhadores e trabalhadoras e iremos à greve geral se for preciso contra esse projeto, que representa o fim dos direitos mais básicos da classe trabalhadora e um retrocesso inaceitável”, acentua o presidente da CTB.

“Trabalho decente interessa aos estudantes”, defende Vic Barros

vic-barros-cerrado-vip

Presente no Ato do 1º de Maio, no Vale do Anhangabaú, centro da capital paulista, a jovem presidenta da UNE (União Nacional dos Estudantes), Vic Barros, afirma que “interessa profundamente aos estudantes a luta contra o projeto de lei 4330 (que escancara a terceirização) porque mais de 60% dos estudantes são trabalhadores e os outros quase 40% também serão”. De acordo com Vic, Participar dos atos do Dia do Trabalhador é importante em todo o mundo, “pois o futuro pertence à classe trabalhadora”. Ela diz que “defender mais direitos e o trabalho decente faz parte do intinerário de vida dos estudantes”. Na atual conjuntura da luta política “é essencial a defesa da democracia e de avanços para a construção de uma nação mais justa e igual”, define.

Adilson Araújo, Presidente da CTB sobre o significado do 1º de maio:

IMG_2506

Para a CTB, o 1º de Maio, Dia Internacional da Classe Trabalhadora, é um momento privilegiado para intensificar o trabalho de esclarecimento, conscientização e mobilização dos trabalhadores e trabalhadoras em defesa dos direitos sociais, da democracia e da soberania nacional. Vivemos um momento crucial da nossa história. Enfrentamos um sério risco de retrocesso e batalhas políticas decisivas estão em curso e a caminho.
Reforçadas pelos resultados das últimas eleições parlamentares, que tornaram sensivelmente mais reacionário o Congresso Nacional e criaram as condições para a ascensão de Eduardo Cunha à Presidência da Câmara Federal, as forças conservadoras desencadearam uma feroz ofensiva com o objetivo de encerrar e reverter o ciclo político progressista iniciado em nosso país após a eleição de Lula em 2002.
Com amplo apoio da mídia golpista e explorando de forma hipócrita e leviana as denúncias de corrupção contra o PT (da qual não estão alheios o PSDB e o DEM e cuja principal causa é o financiamento empresarial das campanhas políticas) a direita neoliberal, respaldada pelo imperialismo, ameaça os direitos sociais, a soberania (atacando a Petrobras) e as liberdades democráticas.
No Congresso, sob forte pressão dos capitalistas e a presidência autoritária do deputado Cunha, está em tramitação o PL 4330, que generaliza a terceirização das relações entre capital e trabalho e pode significar o maior golpe contra o Direito do Trabalho e a classe trabalhadora de toda a história do Brasil. Nem mesmo o regime militar foi tão longe.
É urgente, e é um imperativo do sindicalismo classista, multiplicar esforços para vencer, malgrado os meios escassos, a guerra ideológica por mentes e corações do nosso povo, parte essencial das batalhas contra o PL 4330 bem como em defesa da democracia e dos interesses nacionais. É igualmente necessário identificar e denunciar os traidores da classe trabalhadora que se dobraram à pressão do capital, dividiram o movimento sindical e apoiam a terceirização sem limites.
A consciência de classe é o elemento chave para mobilizar o povo trabalhador em geral e as bases sindicais em particular contra as ameaças de retrocesso e abrir caminho a uma contraofensiva das forças progressistas em defesa de um novo projeto nacional de desenvolvimento com valorização do trabalho, democracia e soberania.

IMG_6016

A CTB trabalha pela mais ampla unidade democrática e popular, envolvendo partidos progressistas, movimentos sociais, organizações da sociedade civil e personalidades democráticas em torno das seguintes bandeiras:

Rejeição do PL 4330;
• Defesa da Petrobrás e da engenharia nacional;
• Defesa da reforma agrária e do fortalecimento da agricultura familiar;
• Combate à corrupção; fim do financiamento empresarial das campanhas e realização de uma reforma política democrática;
• Regulamentação do Imposto sobre Grandes Fortunas previsto na Constituição, forte taxação das remessas de lucros e revogação das MPs 664 e 665.

Adilson Araújo – presidente nacional da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB)

IMG_6014

Fonte: Portal CTB

Veja abaixo o álbum de fotos completo do ato de 1º de maio: