Nesta segunda-feira (7), o Sintaema se reuniu com o presidente do Consórcio de Prefeitos da Região Oeste da grande São Paulo, Josué Ramos (PL). Durante o encontro o presidente do Sintaema, José Faggian, fez uma relato das ações e investimentos da Sabesp na região. De acordo com Faggian, os argumentos do governo do estado para privatizar a Sabesp denotam uma falta de conhecimento do papel da companhia.
O presidente do consórcio ouviu atentamente o sindicato e se comprometeu a conversar com os membros do consórcio. Ele também incentivou o Sintaema a conversar com os outros 5 consórcios da região metropolitana de São Paulo.
“A Sabesp tem capacidade técnica e financeira de atingir a universalização do saneamento até mesmo antes do prazo que o governador disse que atingiria com a privatização”, afirmou a direção do Sintaema. O sindicato também esclareceu como funciona o subsídio cruzado e a tarifa social na Sabesp. “Com a privatização essas modalidades irão se perder”,
O Sintaema destacou o importante papel da Sabesp no atendimento à população, especialmente durante a crise hídrica. “Se privatizar, a qualidade dos serviços vai cair assim como a do atendimento tanto para a população quanto para os administradores públicos”.
Também participaram da reunião os ex-prefeitos Sérgio Ribeiro (Carapicuíba) e Jorge Lapas (Osasco) , além do vereador de Barueri, Leandrinho Dantas e diretores do Sintaema.