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Sintaema cobra solução da Sabesp para problemas com o NETA: “Do jeito que tá não dá”

Em reunião nesta sexta (11) com o superintendente da CH Nilton Santos, com a superintendente Comercial e de Relacionamento com os Clientes Samanta Tavares de Souza e com o superintendente da CI Nilson Santos, a direção do Sintaema voltou a cobrar soluções para o sistema comercial NETA Suite.

Na oportunidade, o presidente do Sintaema, José Faggian relatou os problemas apresentados pelos trabalhadores e trabalhadoras e alertou sobre os danos para a população. “Recebemos diversas denúncias sobre o funcionamento do sistema e já há casos de adoecimento entre os trabalhadores. A Sabesp precisa identificar os problemas e saná-los. Isso é urgente”, cobrou Faggian.

TRABALHADORES DA SABESP DENUNCIAM PRESSÃO E ROTATIVIDADE GERADOS PELO SISTEMA NETA SUITE

Na mesma linha, a vice-presidente do Sintaema Helena Maria da Silva informou as superintendências que “as reclamações só aumentam, o sistema não roda, sem falar na pressão imposta pela chefia sobre os trabalhadores e o adoecimento da categoria. Estamos acompanhando isso de perto e estamos muito preocupados com a falta de condição de trabalho e com a saúde mental dos trabalhadores”.

Ela ainda lembrou que “o número da hora extra da área comercial triplicou, não tem feriado e nem final de semana. A Sabesp precisa corrigir os erros do sistema de forma urgente”.

A direção do Sintaema ainda fez alerta sobre o perigo de ampliação da insegurança. “A insegurança vai aumentar quando as pessoas perceberem que podem ir até a agência, formaram filas e haverá transtornos. Imaginem que a média para emissão de segunda via de conta é de 20 minutos, já pensou uma fila de 200 pessoas para isso?”, questionou o Sindicato.

Resposta da Sabesp

A Sabesp reconheceu que as denúncias recebidas pelo Sindicato eram verdadeiras e informou que já está trabalhando e investindo mais recursos para reverter a situação. Segundo a Superintendência da CI, a Sabesp está fazendo testes para melhorar o sistema, com aplicação de melhorias em sua arquitetura, mas os técnicos ainda não localizaram o erro do sistema.

Sobre a questão da saúde dos trabalhadores, a Superintendência da CH está estruturando uma rede de atendimento psicológico e de suporte para o ambiente de trabalho onde atuam os trabalhadores afetados. Sobre a denúncia de pressão por parte da chefia, a Sabesp indicou que vai atuar junto à gestão para ajustar isso. 

Ao final da reunião, a empresa deixou sinalizada a realização de nova conversa para apresentar ao Sindicato a evolução das medidas aplicadas pela Sabesp e avaliar o cenário e desempenho do NETA.