“Uma reunião produtiva e que reforça nossa luta contra a privatização da Sabesp”, avaliou o presidente do Sintaema, José Faggian, ao comentar reunião com o vereador Edmilson Souza (PSOL), presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Guarulhos, e com representantes do gabinete da vereadora Janete Pietá (Rede/Guarulhos), nesta quinta (4).
Na oportunidade, o Sintaema relatou todos os impactos que a privatização pode gerar para o município e atualizou sobre como está o projeto de Ricardo Nunes na Câmara Municipal de Vereadores de São Paulo.
“Sabemos que São Paulo é quem vai ditar o ritmo da privatização e para garantir que os demais municípios entrem no processo, o governo realizou mudanças no decreto das Unidades Regionais de Serviços de Abastecimento de Água Potável e Esgotamento Sanitário (URAESs), dispositivo que tem como objetivo de facilitar o processo de privatização da Sabesp”, indicou Faggian.
O Sintaema lembra que uma das competências desses conselhos é deliberar sobre a celebração de contratos, convênios e parcerias para a gestão dos serviços de abastecimento de água e saneamento.
Entrada da Sabesp no município
Durante a reunião o Sintaema destacou o impacto da entrada da Sabesp para a população de Guarulhos.
“Ainda que haja muitos desafios a se vencer em Guarulhos em torno do saneamento, já tivemos avanços. Um deles foi na questão da falta de água. Além disso, é preciso ficar claro que nenhuma empresa privada irá investir no saneamento como vem fazendo a Sabesp. No que se refere ao tratamento de esgoto, por exemplo, a Sabesp em Guarulhos já avançou com a instalação de novas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) e de tratamento de água (ETA)”, lembrou a direção do Sindicato.
Luta na Câmara de Guarulhos
Frente aos retrocessos que Guarulhos pode sofrer – entre eles, o aumento da tarifa -, o vereador Edmilson colocou seu gabinete à disposição e indicou ação direta contra a privatização.
“Nosso gabinete vai estudar a pauta e ver como podemos contribuir para essa importante luta. Sabemos a importância da Sabesp e não iremos permitir que esse patrimônio seja tirado da população”, afirmou o parlamentar.
Sintaema, unidade muita luta!