Hoje, quinta-feira (22/01), o novo Secretário de Recursos Hídricos Benedito Braga e o novo Presidente da Sabesp Jerson Kelman receberam o Sintaema e as demais entidades representativas dos trabalhadores da Sabesp, na sede da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado São Paulo.
Nesta primeira reunião, o Sintaema e demais entidades manifestaram suas opiniões sobre a grave crise hídrica que estamos enfrentando, sobre os problemas que os trabalhadores irão enfrentar no dia a dia junto à população, e a necessidade de um dialogo aberto com a sociedade. O Sintaema mencionou ainda a expectativa da solução de algumas demandas importantes da categoria, como a promoção via concurso público sem o rompimento do vínculo empregatício (sub-rogo), o saldamento do déficit atuarial do plano BD da Sabesprev, e a resolução da situação dos companheiros da antiga Saned, que foi incorporada pela Sabesp, entre outros.
Sobre a questão da Saned, Kelman disse que o assunto está na pauta da próxima reunião da diretoria da Sabesp. Já sobre os outros assuntos, o Presidente da empresa foi direto afirmando que esse não é o momento de se pensar nisso: “Estamos em uma guerra, estou focado na solução do problema principal que é a falta de água, não vou pensar nisso nesse momento” disse ele.
O Sintaema enfatiza que os trabalhadores são essenciais na solução do problema da falta de água, e que nesse momento é importante a valorização do quadro de funcionários da empresa, ressaltamos ainda a necessidade de defender a Sabesp enquanto empresa pública, fundamental para o enfrentamento da crise e a universalização do saneamento básico no estado de São Paulo.