Sintaema presente no lançamento do Dossiê-Denúncia COP30: O Clima no Estado de SP
1 of 18
A Assembleia Legislativa de São Paulo foi palco, nesta quinta-feira (6), do lançamento do Dossiê-Denúncia COP30: O Clima no Estado de São Paulo, um documento coletivo e combativo que reúne denúncias, dados e análises sobre os impactos das mudanças climáticas e a omissão do poder público diante da crise ambiental no estado.
O material, construído por mais de vinte organizações, movimentos populares e mandatos parlamentares, denuncia projetos predatórios, o desmonte das políticas ambientais e o avanço da privatização sobre os bens naturais. O Sintaema teve participação direta na elaboração da tese e esteve presente no ato de lançamento, reafirmando seu compromisso histórico com a defesa do meio ambiente e dos trabalhadores e trabalhadoras que o protegem diariamente.
Durante o evento, o presidente da CTB São Paulo e diretor do Sintaema, Rene Vicente, destacou o papel essencial do sindicato nessa luta:
“O Sintaema, em conjunto com a CTB, tem se posicionado com firmeza e coerência na defesa do meio ambiente e dos direitos da classe trabalhadora. Encarar a crise climática significa também enfrentar o projeto de privatização e desigualdade que ameaça vidas, destrói territórios e aprofunda as injustiças sociais.”
O dirigente destacou que proteger o meio ambiente é, ao mesmo tempo, proteger o serviço público, o trabalho e a dignidade do povo paulista, reafirmando que enfrentar as mudanças climáticas exige uma transformação profunda no modelo de desenvolvimento do estado que está baseado no projeto capitalista vigente em nossa sociedade.
“Precisamos recolocar a justiça climática e a defesa da vida no centro das decisões políticas em São Paulo. Essa luta é coletiva e urgente”, concluiu.
Com o Dossiê-Denúncia COP30, a classe trabalhadora paulista se soma à luta global por justiça climática, levando à COP30 — que será realizada em Belém — a voz dos que vivem na pele os efeitos da crise ambiental e da política neoliberal que ameaça o futuro do planeta.
Sintaema na linha de frente da luta ambiental, social e trabalhista.