Entre os dias 19 e 21 de agosto de 2025, a Federação Nacional dos Urbanitários (FNU) realiza, no Rio de Janeiro (RJ), a sua Plenária Anual Estatutária e o 24º Congresso Extraordinário Nacional dos Urbanitários.
Com o tema “Onde há urbanitário, há FNU! Juntos para defender, unidos para avançar”, os encontros reúnem dirigentes de todo o país para debater a conjuntura política e econômica, os desafios do ramo urbanitário e as estratégias de luta para os próximos períodos.
O Sintaema está presente nesse importante espaço de unidade e organização nacional, reafirmando sua luta permanente em defesa dos trabalhadores e trabalhadoras da água, esgoto e meio ambiente, mas também contribuindo com o debate mais amplo da classe trabalhadora brasileira, em um momento de fortes ataques aos direitos sociais e às empresas públicas.
Durante o Congresso e a Plenária, a direção do Sintaema apresentou balanço da luta contra a privatização da defesa da Sabesp e denunciou os efeitos da venda da estatal e os impactos nocivos para a categoria. “Nossa resistÊncia segue e é parte importante da agenda nacional do movimento urbanitário, em sintonia com as batalhas travadas em outros estados e ramos do setor”, afirmou o presidente José Faggian, durante o evento.
Ao mesmo tempo, o sindicato reforçou seu compromisso histórico com as lutas gerais da classe trabalhadora, pela soberania nacional, pela democracia e por um projeto de desenvolvimento que valorize o povo.
Os encontros também homenageiam o dirigente urbanitário sergipano Jorge da Silva Tupinambá – o Tupi, cuja trajetória de luta e dedicação segue como referência para todo o movimento sindical brasileiro.
Com participação firme e atuante, o Sintaema reafirma sua posição de estar sempre presente nas trincheiras da luta, em defesa dos direitos, do patrimônio público e de um futuro digno para a classe trabalhadora.