Home Destaque Saneamento público: Sintaema denunciou privatização da Sabesp em ato em frente ao...

Saneamento público: Sintaema denunciou privatização da Sabesp em ato em frente ao BNDES, no RJ

“O dinheiro do BNDES é o dinheiro do povo”, afirmou o Sintaema durante ato em defesa do saneamento público realizado em frente ao BNDES, no Rio de Janeiro. A atividade aconteceu nesta quinta-feira (23) com a participação de centrais sindicais e de trabalhadores do saneamento. O Sintaema denunciou o projeto de privatização da Sabesp no Estado de São Paulo.

Leia também: https://sintaemasp.org.br/noticias/sintaema-e-fenatema-reivindicam-priorizar-financiamento-para-saneamento-publico

“O BNDES empresta o dinheiro do povo para a empresa privada que vai comprar o nosso saneamento. Eles pegam a empresa pública, aumentam a tarifa, deixam de investir e entregam uma água de qualidade duvidosa e um serviço precarizado”, declarou o Sintaema.

O ato foi realizado como uma forma de chamar a atenção para a política de financiamento do BNDES, que tem privilegiado o saneamento privado em detrimento das empresas públicas.

“Uma empresa privada, que está sendo privilegiada pela política do BNDES, não vai levar o saneamento para comunidades carentes e localidades que não deem retorno financeiro. Quem fará isso é a empresa pública. A universalização dos serviços de água e esgoto dependem de um redirecionamento da política de financiamento do BNDES com o foco voltado para o saneamento público”, completou a direção do Sintaema.