De forma inesperada, o Superintendente e o Gerente do setor operacional da Sabesp – RT de Lins decidiram que contratarão uma empresa terceirizada para trabalhar aos finais de semana no lugar dos companheiros da Sabesp.
Isto porque esses trabalhadores reivindicam o pagamento de horas extras aos finais de semana e nos feriados em vez de folgas, o que é o justo, o correto e apoiado pelo sindicato.
Essa postura da empresa é inadmissível, preferir contratar terceirizados a ter que pagar as horas extras dos próprios trabalhadores. A empresa alega que esses companheiros foram contratados para trabalhar de segunda a sexta, e que, portanto, devem ter folgas.
O que a Sabesp precisa fazer é abrir concursos públicos para contratar mão de obra própria, e não terceirizar os serviços essenciais! Terceirização e privatização estão na mesma linha de desmonte do setor público, é escancarar cada vez mais as portas para a iniciativa privada que somente visa o lucro!
Essa postura das gerências confirma o alinhamento com o pensamento privatista do governo Doria em sua fome voraz de entregar as empresas públicas à privatização, não sem antes sucateá-las com terceirizações.
Não é de hoje que o Sintaema vem lutando contra esta prática, já foram feitas várias reuniões com a Sabesp, porém a empresa insiste em não pagar as horas extras e sim dar folgas.
O Sintaema, como defensor dos direitos da categoria, continuará lutando para que os companheiros que trabalham aos finais de semana e feriados recebam as horas extras porque se a empresa pode pagar uma terceirizada também pode muito bem pagar os trabalhadores.
Não vamos desistir, vamos pra cima, a luta continua!