Sabesp – Trabalhador se acidenta em desvio de função

Publicado em 09/06/2016 09:00

Tamanho da fonte:

Infelizmente mais um acidente de veículo ocasionado pelo desvio de função causa lesões ao trabalhador que se ativa na Superintendência de Itapetininga.

destaque_sabesp_trabalhador_se_acidenta_em_desvio_de_função_10_06_2016O fato ocorreu em Itararé, no final de semana, quando um companheiro ASA (Agente de Saneamento Ambiental) credenciado para dirigir veículo de no máximo 10 toneladas, dirigia, por determinação patronal, um caminhão (limpa fossa) de 15 toneladas.

Embora a CNH permita ao trabalhador acidentado a condução de caminhão com esta pesagem, o fato é que não poderia ter sido determinada a sua condução, principalmente porque não tem credenciamento para isso.

O Sintaema sempre exigiu que as atividades fossem praticadas por um motorista, mesmo porque um trabalhador credenciado dirige eventualmente, ou seja, não tem a mesma prática que um motorista profissional e tampouco é treinado para isso.

O acidente comprova, mais uma vez, que a Sabesp deve contratar mais motoristas para o exercício da função.
A conduta da Sabesp de impor ao trabalhador dirigir veículo, quando na verdade é contratado para outras atividades, certamente expõe o trabalhador a riscos, como de fato aconteceu.

Felizmente o companheiro sofreu poucas escoriações, mesmo tendo o caminhão despencado uma ribanceira de aproximadamente 20 metros.

Tal postura da Sabesp não pode prevalecer, pois afora os danos materiais por ela própria experimentado, colocou em risco a vida do companheiro.

Compartilhe agora com seus amigos
TwitterFacebookWhatsApp

Voltar ao Topo